Mictório

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Um mictório para mulheres no aeroporto da cidade de Dortmund, Alemanha.
Mictório com cápsula desinfetante (cor-de-rosa).

Um mictório ou urinol é nome que se dá ao lugar (geralmente de acesso público) próprio para o ato de urinar, ou seja, micção, vindo deste termo o nome mictório.

O mictório diferencia-se de um banheiro ou sala de banhos (que podem conter ou não mictórios) por estes possuírem vasos sanitários, que podem se destinar a outros tipos de excreção e não somente a micção.

Isto implica, de certa forma, que mictórios sejam apenas para homens, por razões anatômicas, embora na página citada no final do artigo também haja exemplos de mictórios femininos.

Os mictórios podem ser individuais, geralmente feitos de porcelana ou de aço, quando coletivos. Também possuem uma grande variedade de formatos: redondos, ovais, retangulares, etc.[1] Como os vasos sanitários, normalmente também possuem descarga hídrica (ou não, onde é mandatória a economia de água) que pode ser automática (com sensor) ou manual (através de botão ou registro de água). Também existe o uso de desinfetante (com desodorizador) para evitar odores desagradáveis e manter a limpeza do local.

Os mictórios mais novos tendem a ser individuais e a conter pequenas divisórias, para evitar a possbilidade de observação de um órgão genital alheio, um tabu na cultura ocidental, por aparentar comparações de tamanho e espessura, circuncisão versus não-circuncisão e, em certos casos, um comportamento tido como homossexual.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um objeto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.