Umidificador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Um umidificador ou humidificador ultrasônico.

Um humidificador (português europeu) ou umidificador (português brasileiro) é um aparelho cuja função básica é manter a umidade relativa do ar dentro dos níveis recomendados para o ser humano. Recomenda-se que a umidade seja mantida em 60% para que haja conforto respiratório e sensação de bem estar.

Níveis baixos de umidade podem acentuar os efeitos de alergias respiratórias, já que a umidade do ar é essencial para ajudar o organismo a eliminar as impurezas provenientes da aspiração do ar.

O uso contínuo de aparelhos de ar condicionado provoca a redução de humidade do ambiente, aumentando a circulação de partículas no ar, provocando entre outros sintomas, a dificuldade respiratória e as alergias. Pessoas com bronquite, rinite e asma, precisam redobrar os cuidados.

O humidificador de ar é utilizado em ambientes secos. Seu funcionamento é bastante simples: um pequeno tanque de água é acondicionado junto a um emissor de ultrassom, que quando ligado, quebra as moléculas de água em partes menores. Combinados a um ventilador, há a dispersão da água em forma de névoa sobre o ambiente.

Tipos de Umidificadores (Humidificador)

Vapor

Normalmente chamado de "vaporizador", um umidificador a vapor ferve água e joga vapor na sala. Essa é a tecnologia mais simples, e portanto mais barata, para umidificar o ar. Modelos de impulsores mais baratos podem ser encontrados por menos de US$ 10 (cerca de R$ 22). Outra vantagem dessa tecnologia é que você pode utilizá-lo para fazer inalação com medicamentos para reduzir a tosse.

Impulsor

Nesse umidificador, o disco de rotação lança água em um difusor em forma de pente. O difusor transforma a água em pequenas gotas que flutuam no ar. Essas gotinhas parecem neblina saindo do umidificador.

Ultra-sônico

Um umidificador ultra-sônico usa um diafragma de metal que vibra em freqüência ultra-sônica, muito parecido com o elemento em um alto-falante de alta freqüência, para criar gotinhas d´água. Um umidificador ultra-sônico é normalmente silencioso e também produz uma neblina fria.

Sistema de pavio/evaporativo

O sistema de pavio usa um papel, pavio de pano ou espuma ou folha para tirar água do reservatório. Um ventilador na direção do pavio faz que o ar absorva a umidade. Quanto mais alta a umidade relativa, mais difícil de evaporar a água do filtro, e é por isso que esse tipo de umidificador é auto-regulável: conforme a umidade aumenta, a quantidade de vapor de água eliminado diminui.

Inventor O inventor do Umidificador de Ar foi Willis Carrier, e o Umidificador foi inventado em 1900.

Ícone de esboço Este artigo sobre um objeto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.