Higrômetro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Um higrómetro utilizado para medir a umidade relativa.

Um Higrómetro (português europeu) ou Higrômetro (português brasileiro), é um instrumento que serve para medir a umidade presente nos gases, mais especificamente na atmosfera. É utilizado principalmente em estudos do clima, mas também em locais fechados onde a presença de umidade excessiva ou abaixo do normal poderia causar danos, por exemplo em peças de museus, documentos de bibliotecas e elementos de laboratórios.

Construção e funcionamento[editar | editar código-fonte]

Os higrômetros são compostos, em sua maioria de substâncias com capacidade de absorver a umidade atmosférica. Entre elas estão o cabelo humano e sais de lítio. No higrômetro construído com cabelo humano, uma mecha de cabelos é colocada entre um ponto fixo e outro móvel e, segundo a umidade a que está submetida, ela varia de comprimento, arrastando o ponto móvel. Esse movimento é transmitido a um ponteiro que se desloca sobre uma escala, na qual estão os valores da humidade relativa. Já o higrômetro de sais de lítio baseia-se na variação de condutividade desses sais, os quais apresentam uma resistência variável de acordo com a água absorvida. Um amperímetro com sua escala devidamente calibrada fornece os valores de humidade do ar. Outra maneira de medir a humidade relativa é calcular a velocidade de evaporação da água (psicrômetro). Para isso, dois termômetros idênticos são expostos ao ar: um traz o bulbo descoberto; outro tem o bulbo coberto por gaze humedecida. A temperatura do segundo termómetro é, pelo arranjo, inferior à do primeiro, porque a água evaporada da gaze arrefece o bulbo. Quanto menor a humidade do ar, tanto maior é o arrefecimento da gaze. A partir da diferença de leitura entre os dois termómetros, e com a ajuda de uma tabela, pode ser encontrado o valor da umidade relativa.

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Higrômetro
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.