Portal:Bebidas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Compartilhe via Facebook Compartilhe via Twitter Compartilhe via Google+
Portal
Bebidas

Bebidas são tipos de líquido, os quais são especificamente preparado para consumo humano. Existem muitos tipos de bebidas, que podem ser divididas em vários grupos, tais como água pura, sucos de frutas ou vegetais, bebidas quentes, refrigerantes (bebidas gaseificadas), bebidas alcoólicas. Para além de satisfazer uma necessidade básica, bebidas constituem parte da cultura da sociedade humana.

editar
  Artigo em destaque
Chá
Chá
Chá é uma bebida preparada através da infusão de folhas, flores, raízes de planta do chá (Camellia sinensis), geralmente preparada com água quente. Cada variedade adquire um sabor definido de acordo com o processamento utilizado, que pode incluir oxidação, fermentação, e o contato com outras ervas, especiarias e frutos.

A palavra "chá" é usada popularmente em Portugal e no Brasil como sinónimo de infusão de frutos, folhas, raízes e ervas contendo ou não folhas de chá (ver tisana). Este artigo trata do chá em sentido estrito e, portanto, não se refere a infusões como, por exemplo, camomila ou cidreira. Historicamente, a origem do chá como erva medicinal útil para se manter desperto não é clara. O uso do chá, enquanto bebida social data, pelo menos, da época da dinastia Tang.

editar
  Biografia destacada
Catarina de Bragança
Catarina de Bragança
Catarina de Bragança foi a esposa do rei Carlos II e rainha consorte da Inglaterra, Escócia e Irlanda de 1662 até 1685. Era filha do rei João IV de Portugal e sua esposa a rainha Luísa de Gusmão. Catarina introduziu, diversas inovações na corte britânica. Entre elas, a mais conhecida é a de ter introduzido o hábito de tomar chá com bolos (five o'clock tea), hábito esse que permaneceu até aos dias de hoje e está de tal modo enraizado que o chá é hoje uma verdadeira bebida nacional em Inglaterra.
editar
  Ingrediente destacado
Camellia sinensis
Camellia sinensis
Camellia sinensis é uma espécie da família Theaceae, popularmente conhecida como chá e chá-da-índia. Foi, originalmente, descrita por Lineu como Thea sinensis, mas este nome caiu em desuso quando se notou que os gêneros Thea e Camellia não apresentavam diferenças significativas entre si. É uma árvore de até 15 metros de altura, nativa das florestas do nordeste da Índia e sul da China. Possui folhas oblongas, escuras, lustrosas, com nervuras bem marcadas nas superfícies, de margem denteada.
editar
  Você sabia?

...que vodka, do russo, во́дка e do polonês wódka, é uma bebida destilada e incolor, além de bastante popular, apesar de não ter sabor muito forte. A bebida conta com teor alcoólico variável entre 35% e 60%, e é originária da Rússia?

...que as batidas são feitas de frutas e pinga ou vodka. As melhores, com frutas naturais, quase sempre com açúcar ou adoçante?

...que rum misturado com Coca-Cola, foi o drinque dos anos 60, mas é muito mais antigo, tendo surgido, na época da colonização, na América Central, internacionalizado pelos navegantes?

...que amaretto é um licor originário da Itália, feito da infusão básica de damascos e caroços de drupas, tais como peras?

...que o absinto foi especialmente popular na França, sobretudo pela ligação aos artistas parisienses de finais do século XIX e princípios do século XX, até a sua proibição em 1915, tendo ganhado alguma popularidade com a sua legalização em vários países?

...que sherry é um vinho originário de Jerez de la Frontera, na Andaluzia. É o vinho comum, adicionado de brandy e envelhecido em tonéis de carvalho?

editar
  Tópicos
editar
  Como colaborar!
• Crie artigos relacionados às bebidas.
• Adicione imagens nos artigos.
• Melhore os artigos sobre bebidas.
editar
  Portais relacionados