Bebida de cola

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Copo de Cola com limão

Cola é uma bebida cabonatada doce (denominada refrigerante ou gasosa), normalmente com corante de caramelo e contém cafeína.

O sabor do refrigerante muitas vezes contém a mistura de baunilha, canela e sabores cítricos. O nome vem da castanha de cola que originalmente é usada para obter a cafeína.

Bebidas de cola pode ser adoçados com açúcar, xarope de milho ou um adoçante artificial dependendo do produto e da marca. Existem também bebidas de cola sem cafeína.

As maiores marcas de cola incluem Coca-Cola, Pepsi, Virgin Cola, Royal Crown e vários outros produtores locais. Entre as colas, a marca alemã Afri-Cola continha a maior concentração de cafeína (aproximadamente 250 mg/L) até o seu relançamento com uma nova formulação em 1999, e novamente modificado em abril de 2006. Thums Up é uma marca popular de cola na Índia. Inca Kola é outra marca que é comercializada em muitos países pela Grupo Coca-cola; aliás sendo esta a maior marca em alguns países da América do sul. tuKola e Tropicola são outras marcas de Cuba; Cuba Cola é uma outra marca Suíça. Star cola é uma marca comercializada na faixa de Gaza e Palestina por Mecca Cola e Zam Zam Cola.

Carbonatadas, colas são ácidas (ácido carbônico é formado quando o dióxido de carbono é dissolvido na água), e também podem reagir violentamente com bases, como fermento em pó. Muitas colas também contém ácido fosfórico, que promove o aumento da acidez. Mentos e muitos pós cristalizados, como açúcar e sal podem efervescer por causa do dióxido de carbono diluído na solução. Gelo seco auxilia na adição do dióxido de carbono e pode forçar que o dióxido de carbono presente na bebida saia da solução. Misturando estas substâncias com cola (ou outra bebida carbonatada) causa o borbulhamento da bebida, criando espuma e aumentado a pressão na garrafa, por isso podem estourar jogando a tampa para longe.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

A palavra cola pode ter sido introduzida pelo maio produtor, a Coca-Cola, sendo o produto reconhecido pela marca (assim como as fotocópias são normalmente chamadas de Xerox, e curativos prontos de Band-Aid). Este fato ocorre tanto que, no cotidiano, é as bebidas de cola são comummente chamadas de Coca. Cola provavelmente originou-se de castanha de cola, que originalmente é utilizada para extrair cafeína.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]