Alcoólicos Anónimos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Placa no local dos encontros em alemão.

Os Alcoólicos Anónimos (português europeu) ou Alcoólicos Anônimos (português brasileiro), ou AA são uma comunidade, com carácter voluntário, de homens e mulheres que se reúnem para alcançar e manter a sobriedade através da abstinência total de ingestão de bebidas alcoólicas.

Estes grupos autónomos que surgiram inicialmente em Akron, nos Estados Unidos da América tiveram a sua raiz em 1935 quando Bill Wilson, um corrector da bolsa de Nova Iorque, e Dr. Bob Smith, um cirurgião de Ohio com um grave problema de alcoolismo, decidiram criar uma comunidade de entreajuda para apoiar os que sofrem deste problema e para se manterem eles próprios sóbrios. Eventualmente os AA difundiram-se por todo o globo.

Sem carácter religioso, embora tenha incorporado muitos princípios de diversas religiões [1] , a comunidade recebe pessoas de todas as doutrinas. Sobrevive financeiramente através dos seus próprios membros que contribuem espontaneamente, não aceitando financiamento proveniente de fora da própria Irmandade. [2]

Funcionamento[editar | editar código-fonte]

Alcoólicos Anônimos funciona com base no Programa de 12 passos e fundamenta-se no anonimato de seus membros. A irmandade divide-se em grupos locais, que realizam reuniões regulares[3] nas quais os participantes conversam sobre suas experiências com o alcoolismo e com o tratamento da doença. Para ser membro de A.A., o único requisito é ter o desejo de parar de beber.

A.A. em filmes[editar | editar código-fonte]

  • When a Man Loves a Woman — esposa de um piloto de uma companhia aérea participa das reuniões do AA em uma instalação de tratamento.
  • Clean and Sober — viciado visita reunião de AA.
  • Days of Wine and Roses — casal luta com o alcoolismo, a personagem principal participa de reuniões do movimento no filme.
  • Flight — personagem principal salva avião sob o efeito de drogas e álcool, e depois participa das reuniões com sua namorada que é líder do movimento.[4]

Referências

  1. A.A. e Religião. Visitado em 8 de abril de 2010.
  2. Política Financeira. Visitado em 8 de abril de 2010.
  3. Junta de Serviços Gerais de A.A. no Brasil. A Irmandade Junaab. Visitado em 16/09/2014.
  4. Walter Sebastião (8 de fevereiro de 2013). Doses de humor azedo fazem de 'O voo' uma tendência de momento Divirta-se. Visitado em 16 de março de 2013.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Alcoólicos Anónimos