Bebida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo. Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Uma bebida é um tipo de líquido, o qual é especificamente preparado para consumo humano. Existem muitos tipos de bebidas, que podem ser divididas em vários grupos, tais como água pura, sucos de frutas ou vegetais, bebidas quentes, refrigerantes (bebidas gaseificadas), bebidas alcoólicas. Para além de satisfazer uma necessidade básica, bebidas constituem parte da cultura da sociedade humana.

Um jarra de suco de laranja natural.

Tipos de bebidas[editar | editar código-fonte]

Água[editar | editar código-fonte]

A água é essencial para a vida pois todos os seres vivos têm na sua constituição uma grande quantidade deste líquido, que é o meio onde se realizam todas as reacções químicas necessárias para a sobrevivência[1] . No entanto, todos perdem água, tanto por transpiração, como na excreção, e têm de a repor. As plantas e os protistas absorvem a água de que necessitam através da parede celular, mas os animais têm de a ingerir com a sua alimentação.

A falta de água na dieta alimentar pode causar a morte por desidratação. No homem, a sensação causada pela desidratação é chamada de sede. O corpo humano é composto por entre 55% e 78% de água, dependendo de suas medidas e compleição.[2]

Bebidas alcoólicas[editar | editar código-fonte]

Bebidas alcoólicas em garrafas individuais

As bebidas alcoólicas são bebidas que contém etanol, vulgarmente conhecido como o álcool (embora na química, a definição de "álcool" inclui muitos outros compostos). A cerveja tem sido uma parte da cultura humana por 8.000 anos.[3] Em muitos países, o consumo de bebidas alcoólicas em um bar local é uma tradição cultural.[4] Os países asiáticos produzem diferentes variedades de bebidas alcoólicas (por exemplo, vinho de arroz).

Refresco[editar | editar código-fonte]

O termo "refresco" é utilizado para se referir a aquelas bebidas hidrocarbonatadas sem álcool que são consumidas frias. As bebidas mais comuns são o refrigerante , cola, limonada, chá gelado e ponche. Muitas bebidas gaseificadas estão disponíveis em uma versão sem açúcar.

Bebidas quentes[editar | editar código-fonte]

Uma xícara de café.

Isso inclui geralmente muitas das consideradas bebidas estimulantes como vários tipos de café, chá ou mate e outros tipos de bebidas, como infusões e chocolate quente, o que também pode incluir leite quente.

Referências

  1. Healthy eating: Is this the ultimate healthy meal? BBC Science (19 de Abril de 2013).
  2. ¿Qué porcentaje del cuerpo es agua? Jeffrey Utz, M.D., The MadSci Network
  3. Arnold, John P. Origin and History of Beer and Brewing: From Prehistoric Times to the Beginning of Brewing Science and Technology. Reprint. ed. [S.l.]: BeerBooks.com, 2005.
  4. Hamill, Pete. A Drinking Life: A Memoir. New York: Little, Brown and Company, 1994. ISBN 978-0-316-34102-8.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikcionário Definições no Wikcionário
Wikilivros Categoria no Wikilivros
Wikiquote Citações no Wikiquote
Wikiquote Categoria no Wikiquote
Commons Imagens e media no Commons
Commons Categoria no Commons


Ícone de esboço Este artigo sobre bebidas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.