Gim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
London Dry Gin

Gim ou gin[1] é uma bebida destilada à base de cereais e zimbro. É considerada uma bebida muito forte, com teor alcoólico superior ao uísque. Teve origem nos Países Baixos, no século XVII.

Depois de destilado, o gim sai do alambique com um teor alcoólico muito elevado, inapto ao consumo. Para reduzir essa teor alcoólico é adicionada água destilada. A aromatização é feita com bagas de zimbro, cujo óleo essencial transmite à bebida o sabor que a caracteriza. Seu teor alcoólico varia entre os 43% e 47%.

Diversas destilarias utilizam vários aromatizantes além das bagas de zimbro, tais como cassia, laranja, amêndoa, lírio ou álamo, empregados para obter sabores diferentes.

Tipos[editar | editar código-fonte]

  • Genebra – produzido nos Países Baixos, é incolor, mas por vezes cor-de-palha devido ao caramelo adicionado na sua composição. É destilado quatro vezes seguidas pelo processo de destilação pot still.
  • London Dry Gin – é o mais conhecido mundialmente, sendo bastante seco e a sua destilação é repetida várias vezes em que são adicionados vários aromatizantes.
  • Old Tom Gin – tem teor alcoólico e uma percentagem de açúcar bastante elevados.
  • Plymouth Gin – caracteriza-se pelo gosto amargo e pelo éter que contém na sua composição.
  • Sloe Gin – bastante doce, semelhante a um licor, tem cor avermelhada, que lhe é conferida pela infusão de ameixas bravas que é feito depois da destilação.
  • Steinhager – produzido na Alemanha, bastante conceituado, cuja principal matéria-prima é a baga de zimbro. A fruta é submetida inicialmente à maceração e fermentação e, posteriormente, à destilação e redestilação. O nome "Steinhager" origina-se de uma cidade alemã com a mesma denominação (Steinhager).

Drinques[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. O dicionário brasileiro Houaiss apresenta como forma preferencial a primeira alternativa.
Ícone de esboço Este artigo sobre bebidas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.