Gim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
London Dry Gin

Gim ou gin[1] é uma bebida destilada à base de cereais. Posteriormente passa por um processo de infusão com zimbro e outras especiarias. Tem teor alcoólico entre 40 e 50 graus, dependendo da marca (teor semelhante a outras aguardentes como vodca, whisky ou cachaça). Teve origem nos Países Baixos, no século XVII, mas adquiriu sua forma atual na Inglaterra.

O gim é conhecido por ser um aguardente aromático. Cada marca se destaca por sua combinação única de ingredientes, dos quais as bagas de zimbro são obrigatórios, por lei. Outros ingredientes podem ser utilizados por cada marca para obter características próprias. Entre os ingredientes mais usados, além do zimbro, estão a canela, cascas de frutas cítricas, sementes de coentro, pimenta da jamaica, raiz de alcaçuz, pimenta do reino, cassia, cascas de laranja, farinha de amêndoa e outros.

Sua má fama de bebida "muito forte" se deve a um episódio histórico ocorrido no século XVIII, na Inglaterra, quando sua produção era feita em destilarias de fundo de quintal, sem supervisão sanitária. Nessa época, o gim foi combatido com campanhas semelhantes às feitas hoje para o combate de drogas ilegais.

Tipos[editar | editar código-fonte]

  • Genebra – produzido nos Países Baixos, é incolor, mas por vezes cor-de-palha devido ao caramelo adicionado na sua composição. É destilado quatro vezes seguidas pelo processo de destilação pot still.
  • London Dry Gin – é o tipo de gim mais conhecido mundialmente. No processo de destilação, recebe infusão de ingredientes aromáticos, como zimbro (obrigatório por lei), sementes de coentro e outros. Em sua fabricação, não pode ter adição de essências nem de adoçantes.
  • Old Tom Gin – ancestral do "london dry", o "old tom" tem adição de açúcar na composição final. Seu sabor faz lembrar a genebra.
  • Plymouth Gin – gim produzido na cidade de Plymouth, no Sul da Inglaterra. É conhecido por ter um sabor marcante entre o amadeirado e o terroso, com menor predominância do zimbro. Originalmente era produzido por monges dominicanos, conhecidos na Inglaterra como "black friars" ("frades negros") por seu robes escuros.
  • Sloe Gin – bastante doce, semelhante a um licor, tem cor avermelhada, que lhe é conferida pela infusão de ameixas e outras frutas vermelhas, o que é feito depois da destilação.
  • Steinhager – versão alemã da genebra. O nome origina-se da cidade alemã de Steinhagen.

Drinques[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. O dicionário brasileiro Houaiss apresenta como forma preferencial a primeira alternativa.
Ícone de esboço Este artigo sobre bebidas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.