Makgeolli

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde agosto de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Makgeolli (막걸리)
Garrafa de Makgeolli

Makgeolli (em coreano: 막걸리) ou Makuly(takju) (em coreano: 탁주)é um vinho de arroz típico da Coreia. É doce, dotado de uma consistência leitosa e de uma cor branca suja. É preparado através da fermentação de uma mistura de arroz cozido e água, possuindo uma taxa de álcool de cerca de 6,5–7%.

Originalmente, era uma bebida bastante popular dos camponeses, recebendo o nome de nongju (농주), que significa licor do camponês. Dongdongju (동동주) é uma bebida muito semelhante ao makgeolli, sendo ambas consumidas frequentemente com panquecas coreanas chamadas pajeon (파전) ou bindaetteok (빈대떡).

Um pacote de nongju

Por outro lado, o makkoli é também usado em rituais ancestrais coreanos.

Comercialmente, é vendido em pacotes e em garrafas. Por se tratar de uma bebida não filtrada, é normalmente agitado antes de ser consumido, para evitar que os sedimentos se depositem no fundo e deixem um líquido pálido e amarelo na parte de cima.

Referências[editar | editar código-fonte]