Alfaiate

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Alfaiate (desambiguação).
Um alfaiate trabalhando.

Alfaiate é o profissional especializado que exerce o ofício da alfaiataria, uma arte que consiste na criação de roupas masculinas (terno, costume, calça, colete, etc.) de forma artesanal e sob medida, ou seja, exclusivamente de acordo com as medidas e preferências de cada pessoa, sem o uso padronizado de numeração preexistente.[1]

Outras funções atribuídas ao Alfaiate:

  • Estilista: Feitio de roupas femininas de talhe masculino (costumes, paletós, terninhos, tailleurs, etc.).
  • Figurinista: Criar, organizar os figurinos, conservá-los em bom estado e auxiliar os artistas a vesti-los em espetáculos teatrais, novelas, shows, filmagens ou apresentações de TV.

Atualmente, o termo Alfaiataria também é utilizado para caracterizar roupas, mesmo que industrializada, que apresentam o corte característico das roupas masculinas produzidas artesanalmente, com cortes retos e precisos e tecidos clássicos.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Costureira no trabalho. Buriácia, Rússia

A palavra Alfaiate, assim conhecida na língua portuguesa, é derivada do árabe alkhayyát, do verbo kháta que significa coser.

Entre as variações linguísticas dessa palavra são utilizadas as expressões:

Termos relacionados[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. alfaiate in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-08-16 21:09:46]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/alfaiate