Wikipédia:Conflito de interesse

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Wikipédia:COI)
Políticas e Recomendações da Wikipédia
Cinco pilares
É uma enciclopédia

Rege-se pela imparcialidade

Tem conteúdo livre

Possui normas de conduta

Não possui regras fixas
Políticas de conteúdo
Princípio da imparcialidade

Verificabilidade

Nada de pesquisa inédita

Biografias de pessoas vivas

Convenção de nomenclatura
Colaboração
Edição

Consenso

Civilidade

Não faça ataques pessoais

Assédio moral

Não proferir ameaças judiciais

Como resolver disputas
Diretórios
Livro de estilo

Lista completa de políticas

Lista completa de recomendações

Na Wikipédia um conflito de interesse (CDI, ou COI do inglês conflict of interest) é uma incompatibilidade entre o objetivo da Wikipedia — que é produzir uma enciclopédia imparcial com fontes verificáveis — e a intenção de um editor individual.

Uma edição de COI inclui contribuições para a Wikipédia com a finalidade de promover interesses próprios ou de outros indivíduos, companhias ou grupos. Quando um editor se esquece do objetivo da Wikipédia em função de buscar interesses próprios, este editor produz um conflito de interesse.

Edições de COI são extremamente desencorajadas. Quando elas causam perturbação da enciclopédia na opinião de um administrador não envolvido, podem levar ao bloqueio das contas e embaraços para os indivíduos ou grupos que foram promovidos. Edições no interesse de relações públicas são particularmente malvistas. Isto inclui, mas não é limitado a, edições feitas por departamentos de relações públicas de corporações, ou de outras entidades públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos; ou por editores profissionais pagos para editar um artigo da Wikipédia com a única intenção de melhorar a imagem da organização.

O que é um conflito de interesse?

A Wikipédia é uma enciclopédia, e não um fórum de publicidade ou de autopromoção, nem uma imprensa de vaidade. Como tal, deverá conter apenas material que esteja em conformidade com o conteúdo das suas políticas e os wikipedistas devem colocar os interesses da enciclopédia em primeiro lugar. Qualquer editor que dê prioridade aos interesses externos está envolvido num conflito de interesses.

Não há nenhum critério firme para determinar se existe um conflito de interesses, mas há sinais de alarme. Adicionando material que parece promover os interesses ou visibilidade de um artigo do autor, os membros da família do seu autor, o empregador, associados, ou os seus interesses pessoais ou empresariais, o autor se coloca em situação de conflito de interesses. Quando editores escrevem para promover os seus próprios interesses, muitas vezes as suas contribuições mostram uma característica falta de conexão com qualquer coisa que os leitores em geral possam querer consultar como referência. Se você escrever um artigo sobre uma área em que você está pessoalmente envolvido, não se esqueça de escrever de forma imparcial e citar fontes fiáveis publicadas por terceiros e passíveis de serem verificadas. Em particular, considere que você pode estar a ser parcial, indo contra um dos cinco pilares da Wikipédia.

Se outros editores sugerirem que a sua edição viola as normas da Wikipédia, leve a sério este aviso e considere desfazer, recuar, reavaliar suas edições e discutir suas intenções com a comunidade. Em particular, verifique se você está editando imparcialmente.

Exemplos

Citando a si próprio

Ver artigo principal: Wikipedia:pesquisa inédita

Edição em uma área em que você tem especialização profissional ou acadêmica não é, em si, um conflito de interesses. Utilizar material que você mesmo tenha escrito ou publicado é permitido dentro da razão, mas só se for notável e estiver em conformidade com as políticas de conteúdo. O excesso de citações próprias é fortemente desencorajado. Quando estiver em dúvida, procure a opinião da comunidade.

Financeiro

Se você se encaixa em uma destas descrições:

  1. Você está recebendo benefícios monetários ou considerações de editar a Wikipédia como um representante de uma organização (quer diretamente, como um funcionário ou contratante da referida organização, ou indiretamente, como um empregado de uma empresa contratante ou contratado por esta organização para fins de relações públicas); ou,
  2. Você espera receber benefícios monetário ou considerações por editar a Wikipédia, por exemplo, por ser o proprietário, chefe ou outra parte interessada de uma empresa ou outra organização sobre o qual você está escrevendo;

então nós desencorajamos fortemente a edição na Wikipédia em áreas onde exista um conflito de interesses que possam fazer com que as suas edições se tornarem tendenciosas. A Política da imparcialidade afirma que todos os artigos devem representar opiniões de forma justa e sem preconceitos, conflitos de interesses e de fazer de forma significativa e afetar negativamente a capacidade da Wikipédia para cumprir essa exigência. Se as suas edições motivadas financeiramente não forem neutras, não as faça.

Partes contrárias

Se você estiver envolvido num processo judicial, ou perto de um dos litigantes, você iria achar muito difícil encontrá-lo para demonstrar que o que você escreveu sobre um partido ou de uma firma sobre o caso, foi inteiramente objetivo. Até mesmo uma edição menor que afete a neutralidade do artigo em um caso que esteja em andamento no tribunal poderia ser notado pelos tribunais ou as suas partes, e isto poderá eventualmente provocar efeitos nocivos no mundo real e não apenas prejudicar a Wikipédia. Por isso, nós desencorajamos fortemente edições quando este tipo de conflitos existe.

Autopromoção

Conflitos de interesses muitas vezes se apresentam sob a forma de autopromoção, incluindo links de publicidade, links para sites pessoais, fotos pessoais ou outro material que aparece para promover os interesses comerciais privados ou do editor ou dos seus associados.

Exemplos destes tipos de materiais incluem:

  1. Links que parecem promover produtos, apontando sites comerciais obscuros ou não relevantes.
  2. Links que parecem promover outra forma obscura de indivíduos, apontando para as suas páginas pessoais.
  3. Material biográfico que não aumentem significativamente a qualidade ou a clareza do artigo.

Autobiografia

Não é recomendado escrever um artigo sobre si mesmo. Se você é notável, outra pessoa vai reconhecê-lo e escrever o artigo. Em alguns casos, os usuários da Wikipédia escrevem artigos sobre si próprios, quando, a ação mais adequada seria a criação de uma página de usuário. Nestes casos, o artigo é normalmente movido para a página do usuário em vez de ser excluído. Se você acha que pode ser bastante notável, mostre o seu caso em páginas de discussão apropriadas e procure o consenso em primeiro lugar, ambos com notabilidade e qualquer autobiografia proposta.

Relações íntimas Friedrich Engels teria tido dificuldade editando o artigo do Karl Marx, porque ele era um grande amigo, discípulo e colaborador de Marx[1]. Qualquer situação em que se podem desenvolver relações fortes poderão desencadear em um conflito de interesses. Conflito de interesses podem ser pessoais, religiosos, políticos, acadêmicos, financeiros e jurídicos. Não é determinado pela área, mas é criada por relações que envolvem um elevado nível de empenho pessoal, com a participação, ou dependência de, uma pessoa, um objeto, ideia, tradição ou organização.

Proximidade de um assunto não significa que você seja incapaz de ser neutro, mas pode incliná-lo para algum preconceito. Seja orientado pelos conselhos de outros editores. Se editores em uma página de discussão sugerirem de boa-fé que você pode ter um conflito de interesses, tente identificar e minimizar seus erros e considere se retirar da edição do artigo. Regra geral, quanto mais envolvimento você tiver com um tópico na vida real, mais cuidadoso deve ser com o conteúdo das nossas políticas fundamentais — Wikipedia:Imparcialidade, Wikipédia:Nada de pesquisa inédita, e Wikipédia:Verificabilidade — na edição nessa área.

A definição de "muito próximo" neste contexto é regido pelo bom senso. Um artigo sobre uma banda pouco conhecida, de preferência, não deve ser escrito por um membro ou o gerente de banda. No entanto, um perito em matéria de alterações climáticas é bem-vindo a contribuir em artigos sobre esse assunto, mesmo que o editor esteja profundamente empenhado na questão.

Fazendo campanha

As atividades consideradas por alguns como simplesmente "protestar" podem parecer promocionais ou propagandistas para o mundo exterior. Se você editar artigos ao mesmo tempo envolvidos com organizações que se dedicam a advocacia naquela área, você pode ter um conflito de interesses.

Produção de artigos promocionais em nome de clientes

Produzir artigos promocionais para a Wikipédia em nome de clientes é estritamente proibido.

Como evitar edições COI

A Wikipédia é "a enciclopédia que qualquer um pode editar", mas se você tem um conflito de interesses evite, ou tenha grande cautela quando:

  1. Editar artigos relacionados consigo, sua organização ou de seus concorrentes, bem como os projetos e produtos que estão envolvidos com,
  2. Participar na páginas para eliminar sobre artigos relacionados com a sua organização ou seus concorrentes,
  3. Colocar links para um artigo da Wikipédia ou site de sua organização em outros artigos (veja Wikipédia:Spam);
    e você deve sempre:
  4. Evitar ultrapassar as orientações e políticas relevantes, especialmente imparcialidade, verificabilidade e autobiografia.
Acção
Usuários que tenham necessidade de fazer edições controversas, apesar da existência de um conflito de interesses, são "fortemente encorajados" a submeter as suas propostas de edição à página de discussão do artigo para que os outros editores possam debatê-las ou fazer um pedido de opinião.

Subpágina de usuário para publicar autobiografias curtas

Os usuários registrados podem utilizar as suas subpáginas para publicar autobiografias curtas, dentro dos limites do bom gosto e compatíveis com o propósito de trabalhar na enciclopédia. Se você quiser escrever sobre si mesmo sem trabalhar com a enciclopédia, considere começar um site ou um blogue. Tenha em mente que a Wikipédia não é um serviço de hospedagem livre.

Como lidar com conflitos de interesse

Os conflitos de interesses muitas vezes levantam dúvidas quanto a saber quais os materiais que podem ser incluídos na enciclopédia e os que não podem. Isto também pode ser uma causa, ou fator contribuinte, nos litígios entre editores. A suspeita de conflito de interesses pode ser os incidentes relatados em avisos de conflito de interesses, e os usuários podem ser avisados com a predefinição {{Aviso-conflito de interesses}}, modelo de advertência para usuário. Conflito de interesses não é uma razão para apagar um artigo muito embora outros problemas com o artigo resultante de um conflito de interesses podem ser critérios de eliminação válidos.

Lidando com editores conflituosos

A primeira abordagem deve ser a discussão direta do problema com o editor, referindo-se a esta orientação. Se a persuasão falhar, considere se você estiver envolvido em uma disputa de conteúdo. Se for o caso, recorrer a uma resolução de litígios precoce pode ajudar, onde editores experientes podem ser capaz de ajudá-lo a resolver o problema sem recorrer à publicação de afirmações e acusações sobre a Wikipédia. Usar alegações de COI para assediar um editor ou o vencer em uma disputa conteúdo é proibido e pode resultar em um bloqueio ou banimento.

A Wikipédia dá importância igual tanto à neutralidade de artigos quanto a capacidade dos editores de editarem anonimamente. Quando existe um risco de conflito de interesses, estes dois valores importantes podem entrar em conflito. É preciso ter grande cuidado para não ir ao extremo de permitir edições tendenciosas nos artigos e diminuir a importância de permitir aos editores de editarem anonimamente, nem para o outro extremo de permitir alegações de conflito de interesses para ser usado como uma arma que vença guerras de edição essencialmente colocando para "fora" um outro editor.

Primazia do conteúdo básico das políticas Todo o texto criado no domínio principal da Wikipédia está sujeito a regras que abrangem os critérios de artigos (ex: Wikipédia:O que a Wikipédia não é); a qualidade da enciclopédia (verificabilidade e nada de pesquisa inédita); abordagem editorial (imparcialidade); bem como a política de copyright da Wikipédia. Espera-se que todos os editores conheçam estas políticas ao criar e alterar artigos e de respeitar as ações de boa-fé de outros que editem o conteúdo, garantindo-se que estão de acordo com essas políticas.

Deve ser irrelevante a identidade de quem tenha escrito o material, desde que estas políticas sejam respeitadas. A imputação de conflito de interesses não é por si só, uma boa razão para retirar material dos artigos. No entanto, um aparente conflito de interesses é um bom motivo para uma análise atenta por parte da comunidade para identificar qualquer preconceito sutil.

Para um artigo sobre algo obviamente importante, mas que foi escrito com demasiados COI, muitas vezes é possível reduzir para um artigo de base identificando-se informações neutras e, em seguida, os editores podem ajudar o artigo a ser melhorado.

Importância da civilidade Durante debates nas páginas de discussão dos artigos e nas páginas para eliminar, podem ocorrer observações depreciativas sobre o assunto do artigo ou autor e os motivos do autor. Isto pode estar no limite da Política de ataques pessoais e pode desencorajar o criador do artigo a fazer contribuições futuras valiosas.

Evite usar a palavra "vaidade" ou termos semelhantes - esta acusação é desencorajadora. Não é útil, nem razão para apagar um artigo. Assuma a boa-fé, comece a partir da ideia de que o contribuinte foi realmente tentar ajudar a aumentar o conteúdo da Wikipédia.

Conflito de interesses em disputas de imparcialidade

Outro caso dentro de litígios relativos à imparcialidade, onde conflito de interesses subjacentes pode agravar discordâncias editoriais. Neste cenário, pode ser fácil de fazer alegações sobre conflito de interesses. Não utilize conflito de interesses como uma desculpa para vencer, em uma disputa de conteúdo. Quando existem conflitos, convide o editor conflituoso a dar a sua opinião ou justa causa na página de discussão do artigo.

Como não se deve lidar com o COI

Existe um pouco de ficção que esta medida é aplicada com mais frequência do que deveria ser.

  • Primeiro ato: Alguém escreve uma crítica destrutiva sobre uma empresa com menos reputação.
  • Segundo ato: A empresa fica (justificadamente) horrorizada e indignada com a edição. Eles respondem sem experiência, grosseiramente, tentando forçar uma mudança.
  • Terceiro ato: O editor da Wikipédia responde, com raiva contra a tentativa de "censurar" ou "branquear" a edição através de gritaria na empresa e forçando o artigo de volta para um status em que há a crítica destrutiva.
  • Quarto ato: A empresa reclama através da linha direta.
  • Quinto ato: Em um final feliz, o administrador avisa a todos a agir de forma neutra para escrever um bom artigo que seja aceitável para ambos: aos críticos e à empresa... baseado em fontes sólidas, em linguagem neutra, etc. Fim do dia.

Na realidade, muitas vezes o quinto ato acaba por voltar através do primeiro até ao quarto. Isto é uma coisa negativa.

Lembre-se: um editor com interesse no assunto transformando-se sobre a página de discussão é uma indicação de que eles estão "jogando de forma certa". Mesmo que as mudanças que eles defendem sejam desesperadamente tendenciosas, trate-os com respeito e cortesia, submeta-o à política de fontes e seja "justo".

Editores que podem ter um conflito de interesses

Esta seção do guia destina-se a editores que podem ter um conflito de interesses. De acordo com a política da imparcialidade, nas edições do domínio principal onde existe um claro conflito de interesses, ou sempre que um tal conflito possa razoavelmente presumir, são fortemente desencorajados. Edições tendenciosas no domínio principal são proibidas.

Declarar um interesse

Alguns editores declaram interesse em uma área de um tópico particular. Eles fazem isto de várias formas. Muitos wikipedistas mostram as suas afinidades em suas páginas de usuário. Você pode escolher revelar alguma coisa sobre si em uma página de discussão. Aviso: a Wikipédia não dá conselhos sobre a forma de utilizar as suas páginas para postar informações pessoais. Esta orientação coloca alguns prós e contras.

Vantagens:

  • Ao declarar um interesse, você antecipa-se a qualquer um que venha a questionar a sua boa-fé.
  • A maioria dos editores irá apreciar a sua honestidade.
  • Você estabelece a base para o pedido de ajuda a outros para postar material para você, ou a rever material que deseja publicar.

Desvantagens:

  • A sua declaração pode ser invocada contra si em algum momento.
  • Suas edições para a área em questão podem atrair atenção extra.
  • A sua declaração não lhe dará direitos especiais como defensor. Você pode até mesmo ser advertido ou, em casos extremos, ser avisado para ficar longe de determinados temas[2].

No caso de edição comercial (edição em nome de uma empresa):

  1. Uma revelação lhe permite pedir abertamente para ajudar na obtenção de material postado e editado, mas
  2. Uma vez que a sua posição é conhecida, terá que cumprir rigorosamente a edições neutras dos artigos afetados, ou não editá-los. Note que se você só for corrigir críticas contra a sua empresa e de seus interesses e nenhuma crítica a seu favor, sua edição vai ser diferente da edição de um wikipedista regular, espera-se que se faça as duas coisas.

Clique aqui para ver um exemplo de uma declaração de interesses apresenada por um usuário que deseja editar sobre um tópico ao qual está estreitamente ligado

Defender interesses

Em alguns casos, interesses exteriores coincidem com os interesses da Wikipédia. Um exemplo importante é que material difamatório não suportado aparecendo em artigos pode ser removido de uma só vez. Qualquer pessoa pode fazer isso, e deve fazê-lo, e essa diretriz se aplica a qualquer artigo sem fontes, potencialmente difamatório. Neste caso, não é problemático defender os interesses da pessoa ou instituição envolvidas. Um artigo que se apresente como um ataque hostil ou peça jornalística pode ser nomeado para eliminação rápida, e será removido imediatamente do site. Aquele que postar aqui, desta forma também está sujeito à sanção administrativa. Wikipédia:Biografias de pessoas vivas fornece detalhes sobre como artigos biográficos sobre pessoas que vivem devem ser escritos.

Por outro lado, a remoção de material crítico com fontes confiáveis não é permitido. Uma controvérsia conhecida publicamente, se for apoiada por fontes confiáveis, faz parte integrante da cobertura da Wikipédia. Inclinar o balanço de um artigo apenas para um dos lados como forma de defesa de algum valor, grupo, instituição ou produto é negativo para a enciclopédia. Este é também o caso se você encontrar um artigo corretamente referenciado, mas exclusivamente com informação negativa. Isto pode apresentar um caso de parcialidade, por exemplo, quando 90% de um artigo sobre uma determinada empresa discute sobre uma ação judicial que um cliente moveu contra ele. Em tal caso, esse material deve ser condensado em um edição neutra e as outras seções expandidas. Uma das melhores maneiras de agir neste caso é a de alertar na página de discussão do artigo.

O território intermediário irá naturalmente conter algumas zonas cinzentas. Em muitos artigos, críticas tendem a ser recolhidas em uma seção separada. Lá você pode encontrar relatórios de debates públicos devidamente referenciados ao lado de vagas afirmações como "algumas pessoas dizem X, enquanto outros pensam Y". Trate tudo com fundamento. Peça fontes confiáveis. Antes de retirar todo um capítulo ou artigo crítico ou distribuir suas partes em outras seções do artigo, o qual pode ser o melhor caminho a seguir, consulte outros editores com a página de discussão. Use o sumário na caixa de edição para informar os editores sobre o que você tem feito. É uma excelente maneira de estabelecer sua reputação como um diligente editor. Coloque qualquer raciocínio menos óbvio como uma nota na página de discussão, com quaisquer ligações adicionais que suportem as suas edições.

Sugerir mudanças no artigo, ou solicitar um novo

Um editor com um conflito de interesses que pretende sugerir uma alteração profunda no artigo deverá utilizar a página de discussão. Ao fazer uma solicitação, considere divulgar o seu conflito de interesse para evitar mal-entendidos.

Para requisitar novo artigo, você pode apresentar sua ideia na página de discussão de um artigo relevante ou de um WikiProjeto.

Edições não controversas

Editores que possam ter um conflito de interesses são autorizados a fazer certos tipos de edições não controversas, tais como:

  1. Remover spam e reverter vandalismo.
  2. Apagar conteúdo que viole a política de biografias de pessoas vivas da Wikipédia.
  3. Corrigir a ortografia e os erros de gramática.
  4. Reverter ou remover as suas próprias edições COI. Limpar a sua própria bagunça é permitido e incentivado.
  5. Fazer edições que tenham sido aprovadas na página de discussão.

Para determinar o que é controverso, use o bom senso. Se outro editor de boa-fé levantar objeções, então é controversa.

Fotografias e arquivos multimídia

A Wikimedia Commons encoraja as partes com potenciais conflitos de interesse a fazer o upload de arquivos digitais, como fotografias, ilustrações, ficheiros áudio e clips de vídeo, desde que sejam de boa qualidade, estejam em um formato que utilizamos e seja o detentor dos direitos de autor, estando dispostos a fazer assim no âmbito de uma das licenças livres que nós aceites.

Embora o Commons prefira a resolução máxima, as imagens com resolução reduzida são também aceitáveis quando o proprietário dos direitos autorais não está disposto a licenciar uma imagem de qualidade máxima. Consulte Commons para ver os requisitos.

Depois de arquivos multimídia serem carregados para o Commons, eles podem ser incorporados nos artigos da Wikipédia, se for caso disso. A melhor abordagem é a de referir a disponibilidade da imagem ou arquivos multimídia na página de discussão. Mas, geralmente, é aceitável editar o artigo diretamente para acrescentar uma ou duas imagens que ilustram o conteúdo do artigo atual.

Consequências decorrentes da inobservância desta política

A lei das consequências inesperadas

Se você escrever na Wikipédia sobre si mesmo, seu grupo, a sua empresa, ou seu animal, após a criação do artigo você não tem o direito de controlar o seu conteúdo, e não há razão para excluí-lo dos nossos canais normais. O conteúdo não é apagado apenas porque alguém não gosta dele. Qualquer editor pode adicionar ou remover material do artigo dentro dos termos das nossas políticas de conteúdo. Se existe alguma coisa disponível publicamente sobre um tema que você não gostaria de ver incluído em um artigo, ele provavelmente acabará encontrando o seu caminho para lá. Mais do que um usuário tenha criado um artigo só para se encontrar representado em uma luz fraca de longo prazo por outros editores. Se você se envolver em uma guerra de edições na tentativa de obter uma versão do seu gosto, você pode ser bloqueado e tendo seu acesso removido, talvez permanentemente.

Além disso, se se achar que o artigo não é digno de inclusão, em primeiro lugar, será apagado, conforme a nossa política de eliminação,
Por isso, não crie artigos promocionais ou outros artigos deste tipo, especialmente sobre temas que interessem particularmente a você ou a um grupo do qual você faça parte.

Bloqueios

As contas que aparecem, baseadas no seu histórico de edição, a existir para um único ou principal objetivo de promover uma pessoa, empresa, produto, serviço ou organização, em aparente violação do presente guia deverão ser avisadas, dando-se conhecimento desta orientação. Se o mesmo padrão da edição continuar após o aviso, a conta pode ser bloqueada.

Ver também

Notas

  1. Isaiah Berlin:

    Em sua própria vida Engels não desejava melhor sorte do que viver em função do ensino de Marx, percebia nele a primavera de um gênio original que deu vida e sentido aos seus próprios dons peculiares; identificou-se com ele e seu trabalho, sentindo-se recompensado pelo compartilhamento da imortalidade de seu mestre.

    A partir de Karl Marx de Isaiah Berlin, 4.ª edição, p. 75. Esta designação abrange diversos aspectos do que poderia ser "ter proximidade" com um tema.

  2. Wikipédia:O que a Wikipédia não é torna claro que a Wikipédia não é uma propaganda ou advocacia. Se você quer ser um defensor de uma melhor cobertura de um tema ou região, a rota convencional é participar de um WikiProjeto relacionado, ou iniciar um novo. Se você quiser espalhar suas próprias opiniões, você está no lugar errado para isso.