Headbanging

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Headbangers em ação

Headbanging é um tipo de dança que consiste em movimentar violentamente a cabeça no ritmo da música, mais comum com metal, mas também com derivados do rock de maneira geral.

No Brasil é mais conhecido como bate-cabeça ou banguear (tradução literal do inglês head bang). É mais visualmente efetivo quando em indivíduos com cabelo comprido.

Origem[editar | editar código-fonte]

O termo "headbanger" foi cunhada durante a primeira turnê do Led Zeppelin nos EUA em 1969. Durante um show na Boston Tea Party, as pessoas da primeira fila estavam batendo suas cabeças com o ritmo com a música.

Lemmy do Motörhead, no entanto, disse em uma entrevista sobre o documentário The Decline of Western Civilization II: Os Anos de metal, que o termo "Headbanger" pode ter se originado do nome da banda, como em "Motorheadbanger".

Ian Gillan, vocalista do Deep Purple, quando perguntado se ele inventou o headbanging, disse: "Isso é uma possibilidade concreta".[1]

Saúde[editar | editar código-fonte]

Em 2005, Terry Balsamo, o guitarrista do Evanescence, sofreu um acidente vascular cerebral a partir de um headbanging.[2]

Em 2007, Róisín Murphy ex-vocalista do Moloko sofreu uma lesão durante uma performance de sua canção Primitive quando ela bateu cabeça em uma cadeira no palco.[3]

Em 2009, o baixista/vocalista do Slayer Tom Araya começou a ter problemas de coluna devido à sua forma agressiva de fazer headbanging, e teve que obter uma discectomia cervical anterior e fusão.

Mick Thomson guitarrista do Slipknot recentemente confessou ter alguns problemas nas costas e no pescoço, devido ao headbanging.

Estilos[editar | editar código-fonte]

Existem vários estilos de headbanging. Vários estilos são muitas vezes misturadas de acordo com gosto e com o andamento e peso da música. Eles também podem ser realizadas com os olhos fechados e/ou em combinação com gestos como o sinal dos chifres, cantando, gritando. Há um certo número de posições diferentes que um headbanger pode adotar, a partir de uma posição de largura, com um pé mais longe em frente do outro para pés de largura para além de ambos os lados. A posição escolhida é geralmente determinada a ganhar a melhor base para o headbanger para manter o equilíbrio e evitar cair. Outro estilo popular de headbanging é headbanging moinho de vento.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Headbanging