Headbanging

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Headbangers em ação

Headbanging é um tipo de dança que consiste em movimentar violentamente a cabeça no ritmo da música, mais comum com metal, mas também com derivados do rock de maneira geral.

No Brasil é mais conhecido como bate-cabeça ou banguear (empréstimo do vocábulo bang, da expressão inglesa to head bang). É mais visualmente efetivo quando em indivíduos com cabelo comprido.

Origem[editar | editar código-fonte]

O termo "headbanger" foi criado durante a primeira turnê do Led Zeppelin nos EUA em 1969. Durante um show na Boston Tea Party, as pessoas da primeira fila estavam batendo suas cabeças com o ritmo com a música.

Lemmy do Motörhead, no entanto, disse em uma entrevista sobre o documentário The Decline of Western Civilization II: Os Anos de metal, que o termo "headbanger" pode ter se originado do nome da banda, como em "Motorheadbanger".

Ian Gillan, vocalista do Deep Purple, quando perguntado se ele inventou o headbanging, disse: "Isso é uma possibilidade concreta".[1]

Saúde[editar | editar código-fonte]

Em 2005, Terry Balsamo, o guitarrista do Evanescence, sofreu um acidente vascular cerebral a partir de um headbanging.[2]

Em 2007, Róisín Murphy ex-vocalista do Moloko sofreu uma lesão durante uma performance de sua canção Primitive quando ela bateu cabeça em uma cadeira no palco.[3]

Em 2009, o baixista/vocalista do Slayer Tom Araya começou a ter problemas de coluna devido à sua forma agressiva de fazer headbanging, e teve que obter uma discectomia cervical anterior e fusão.

Mick Thomson guitarrista do Slipknot recentemente[quando?] confessou ter alguns problemas nas costas e no pescoço, devido ao headbanging.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Headbanging

Referências

  1. http://www.deep-purple.net/interviews/ian-gillan-2007.html
  2. «Cópia arquivada». Consultado em 20 de junho de 2012. Arquivado do original em 16 de novembro de 2006 
  3. «Cópia arquivada». Consultado em 20 de junho de 2012. Arquivado do original em 3 de setembro de 2014