Terry Balsamo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Terry Balsamo
Terry Balsamo of Evanescence @ Maquinária Festival.jpg
Balsamo durante concerto do Evanescence em 2009
Informação geral
Nome completo Terry Balsamo
Nascimento 8 de outubro de 1972 (42 anos)
Local de nascimento Tampa, Flórida
País  Estados Unidos
Gênero(s) Metal alternativo, nu metal, post-grunge
Ocupação(ões) Músico, compositor
Instrumento(s) Guitarra
Período em atividade 1994–presente
Afiliação(ões) Evanescence, Cold, Limp Bizkit
Página oficial www.evanescence.com

Terry Balsamo (Tampa, 9 de outubro de 1972) é um músico e compositor americano. Foi guitarrista da banda de metal alternativo Cold, e é atual guitarrista do Evanescence.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Projetos iniciais e Cold[editar | editar código-fonte]

Após participar da banda Limp Bizkit em 1995, Terry se juntou com uns amigos de Jacksonville, entre eles Scooter Ward, Sam McCandless, Jeremy Marshall e Kelly Hayes da banda Cold em 1999.

Ele entrou para a banda como compositor e gravou para os álbuns 13 Ways to Bleed on Stage (2000) e Year of the Spider (2003). Também colaborou com a banda Staind durante a performance para o programa MTV Unplugged em 2001. Perto de sua saída do Cold, a banda abriu os shows para o Evanescence na Nintendo Fusion Tour em 2003.

Balsamo brevemente retornou a banda para uma turnê no início de 2009, mas não gravou com a banda e nem contribiu para o álbum de retorno em 2011.

Evanescence[editar | editar código-fonte]

Quando o guitarrista do Evanescence Ben Moody deixou a banda durante sua turnê europeia, Balsamo o substituiu nas performances ao vivo. Mais tarde, o futuro do Cold se tornou incerto e Balsamo deixou a banda para integrar o Evanescence definitivamente. Ele também contribuiu nas canções como compositor junto a vocalista da banda, Amy Lee.

Ele tornou-se o principal colaborador de Lee, além de co-escrever a maioria das canções do álbum The Open Door (2006), incluindo os singles "Call Me When You're Sober" e "Sweet Sacrifice". Balsamo também gravou o disco auto-intitulado, Evanescence em 2011, além de participar da turnê posterior.

Problemas de saúde[editar | editar código-fonte]

Em novembro de 2005, Balsamo sofreu um derrame. Os médicos informaram-lhe que era resultado de um coágulo de sangue em seu pescoço que se formou a partir de frequentes movimentos bruscos com sua cabeça no palco. Terry se recuperou e participou da turnê com a banda. Como resultado de sua lesão, ele agita seus cabelos para frente e para trás, afim de complementar sua performance, e assim, evitar problemas futuros.

Equipamento[editar | editar código-fonte]

Guitarras
Amplificadores
Efeitos

Projetos[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Cold
Evanescence
Limp Bizkit

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Accordrelativo20060224.png Este artigo sobre um(a) músico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.