Blackgaze

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Blackgaze
Origens estilísticas Atmospheric black metal, shoegaze, post-metal, post-rock, screamo
Contexto cultural Da metade da década de 2000 aos dias atuais
Instrumentos típicos Bateria, Baixo, Guitarra, Teclado e Vocal
Popularidade Certa popularidade entre os fãs da música pesada na França e nos Estados Unidos da América
Formas regionais
França e Estados Unido

Blackgaze é um subgênero do black metal surgido no começo da década de 2000 através da fusão entre o black metal e os gêneros shoegaze e post-rock.[1] O blackgaze apresenta tanto os riffs e os vocais do black metal norueguês, como nas bandas Burzum, Darkthrone e Mayhem, quanto os acordes noises e os vocais ecoantes do shoegaze, como em bandas como Chapterhouse, Lush, My Bloody Valentine, Ride e Slowdive.

História[editar | editar código-fonte]

Algumas das bandas precursoras do blackgaze são ainda da década de 90, como o Agalloch, o Arcturus, o Burzum, o Fleurety, o Forgotten Woods, o In the Woods..., o Nocte Obducta, o Ulver e o Ved Buens Ende. Sendo dessas, mais expressantes, trabalhos como o Bergtatt - Et Eeventyr i 5 Capitler (1995) do Ulver e o Filosofem (1996) do Burzum. Demais bandas são da década de 2000, como o Alcest, o Amesoeurs, o Callisto e o Wolves in the Throne Room.[2] Atualmente a maioria das bandas do blackgaze são oriundas dos países França e Estados Unidos da América.

Características[editar | editar código-fonte]

O blackgaze faz uso tanto dos riffs e dos vocais presentes no black metal norueguês, quanto dos acordes noises, que abusam de efeitos como chorus, delay, reverb e tremolo, e dos vocais ecoantes do shoegaze, que assim compõem a atmosfera melancólica do gênero.[3][4][5] Algumas bandas com o tempo incorporaram cada vez mais influências do post-rock e do shoegaze, tendo algumas delas tomado o rumo do shoegaze e do post-rock, abandonando em definitivo o black metal. Outras bandas do blackgaze incorporam sonoridades típicas do Screamo e do Post-Hardcore, como por exemplo Oathbreaker, Deafheaven, Bosse-de-Nage e Harakiri for the Sky.[6][7][8]

Bandas relevantes[editar | editar código-fonte]

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]