Folk metal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Folk metal
Origens estilísticas Heavy metal, folk
Contexto cultural Década de 1990
Instrumentos típicos Bateria, Baixo, Guitarra, Vocal e instrumentos musicais folclóricos
Subgêneros
Celtic metal, Oriental metal, Viking metal
Formas regionais
Finlândia,Escandinávia, Irlanda
Outros tópicos
Bandas, Paganismo, Folclore, Mitologia

O folk metal consiste num estilo onde se mescla um estilo de heavy metal (tradicional, black metal, death metal, doom metal, power metal, Thrash Metal etc.) com elementos de alguma espécie de música popular de raiz (celta, eslava, escandinava, védica etc.).

Características do estilo[editar | editar código-fonte]

Estes são os principais elementos para uma banda ser considerada folk metal.

NOTA: Bandas que usam temas folclóricos em suas letras mas não possuem esta influência em suas melodias geralmente não são consideradas como bandas de folk metal.

Precursores[editar | editar código-fonte]

  • Skyclad, misturando Heavy Metal puro com Folk, fazendo um som rapido com vocais inspirados no 'Irish Folk', instrumental com guitarras e violinos contracenando.
  • Cruachan abordando temas como o paganismo, e a natureza em suas músicas,praticando um Heavy/Folk mais sujo, com vocais femininos.
  • Ensiferum, agora adicionando 'Viking Metal' ao Folk, os instrumentos musicais para gerarem a atmosfera típica, produzidos por teclados.
  • Elvenking, criou uma mistura de Power/Folk Metal, nota-se uma influencia de Skyclad, por parte dos vocais, liricamente se trata de temas fantasiosos.
  • Tuatha de Danann, pioneira no Brasil, mistura de Heavy/Folk metal influenciado pela música folclórica celta, com fortes marcas de som rápido e pesado, flautas, vocais guturais e às vezes vocais femininos.
  • Turisas, Turisas é uma banda finlandesa de Folk Metal sinfônico fundada em 1997 pelo vocalista Mathias Nygård e o guitarrista Jussi Wickström. Seu nome oriunda de um monstro marinho da mitologia finlandesa algumas vezes considerado um deus da guerra. Embora definam seu próprio estilo como "Battle Metal" (que inclusive é nome de um de seus CDs), é considerado como Folk Metal por vários críticos músicais.
  • Gwydion (banda), Gwydion é uma banda portuguesa que surgiu em 1995, apaixonada pelo Heavy metal e pela cultura celta, criaram um som típico de viking metal. Em Portugal os subgéneros mais utilizados são o Black metal, death metal e thrash metal, daí a influência desta banda.

História do Folk metal[editar | editar código-fonte]

A primeira banda de folk metal foram os Skyclad. Hoje em dia existem os Eluveitie, Cruachan,Korpiklaani entre muitos outros. O folk metal é bastante popular em países como Noruega, Finlândia e Suécia onde sofrem bastante influência do black metal.

Sub-genêros[editar | editar código-fonte]

  • Celtic: Heavy metal mesclado com música folclórica celta.
Algumas bandas: Skyclad, Cruachan, Tuatha de Danann, Anabioz, Primordial, Blackmore's Night, Renaissance, Waylander, Hyubris, Olam Ein Solf, Mago de Oz, Freja, Eluveitie, Equilibrium
  • Viking: Heavy metal mesclado com música folclórica nórdica.
Algumas bandas: Runic, Arkona, Moonsorrow, Nomans Land, Manegarm, Otyg, Týr, Vintersorg, Ensiferum, Enslaved, Elexorien, Fejd, Korpiklaani, Heidevolk, Manegarm
  • Mittelalter-Rock: Heavy Metal influênciado pela música da Idade Média, suas letras geralmente tratam de assuntos históricos, cantatas e sobre a cultura cristã.
Algumas bandas: In Extremo, Subway to Sally (fase atual), Holy Blood, Morngestern, Schandmaul.
  • Prehispanic: Heavy Metal mesclado com a música folclórica dos Povos Andinos, usando instrumentos típicos da cultura Andina, em especial, a mitologia inca.
Algumas bandas: Toccata Magna, Tierramystica, Chaska, Tenochtitlan.
  • Middle-Eastern: Heavy Metal mesclado com a música folclórica do oriente-médio e oriental (Israel, Sudeste Asiático).
Algumas bandas: Orphaned Land, Rudra, The Firstborn, Ulytau

Além destes subgênereos, algumas publicações já falam no surgimento do chamado Brazilian Folk Metal, que seria uma versão tupiniquim de Folk Metal. Em tal subgênero se observa, em meio aos instrumentos usuais ao Heavy Metal, o uso eventual de instrumentos como agogô, timba, cuíca, pandeiro, viola, craviola, flauta indígena, etc. As bandas procuram criar uma ponte que os aproxime não apenas do samba, mas também do baião nordestino, do choro, da MPB e da musicalidade indígena. As principais bandas deste incipiente estilo seriam Braia e Rafael Bittencourt em seu álbum solo de estreia, além de Angra em seu álbum Holy Land.

Ver também[editar | editar código-fonte]