Mosh

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde fevereiro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


O mosh, também conhecido como mosh pit ou roda-punk ou ciranda-punk (ou apenas roda) no Brasil, consiste numa forma de dança associada à gêneros musicais mais agressivos como o punk rock e o heavy metal. Nesta dança os participantes fazem movimentos bruscos como cotoveladas e joelhadas, pulam, correm, empurram e colidem entre si dentro de uma área circular delimitada. Embora o caráter violento da dança, não existe a real intenção de causar danos aos participantes.

Origem[editar | editar código-fonte]

O mosh surgiu dentro da cena hardcore no inicio da década de 1990 [carece de fontes?] e foi difundido para outras vertentes do rock pesado, especialmente o thrash metal.

Como o mosh consiste basicamente em um grupo de pessoas em um show formarem uma roda e começarem a se empurrar umas contra outras, é comum a associação da dança como um ato de incentivo à violência. No entanto, segundo seus praticantes, o verdadeiro intuito de um mosh não é efetivamente agredir as pessoas, embora concordem que fatores como a concentração de pessoas na roda; a agressividade e empolgação gerada pela melodia/batida da música; entre outros fatores, colaboram para a ocorrência de eventuais acidentes.

O Hardcore Two Step é um dos movimentos mais comuns no mosh. Portanto, é normal que bandas dessa cena musical façam melodias e batidas que combinam com o two step, propositalmente para as pessoas da roda fazerem um two step.


No Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, o mosh é conhecido como bate-cabeça ou "roda-punk". Algumas vezes, ao contrário do nome americano, no Brasil, mosh é o nome erroneamente dado ao ato de mergulhar do palco sobre a platéia em apresentações musicais, cujo nome correto é stage diving (literalmente "mergulho do palco").

Ícone de esboço Este artigo sobre dança é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.