Motörhead

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Motörhead
Motörhead em concerto.
Informação geral
Origem Londres, Inglaterra
País  Reino Unido
Gênero(s) Heavy metal, speed metal, rock and roll[1] [2]
Período em atividade 1975 - atualmente
Página oficial www.iMotorHead.com
Integrantes
Lemmy Kilmister
Phil Campbell
Mikkey Dee
Ex-integrantes
Larry Wallis
"Fast" Eddie Clarke
Brian Robertson
Würzel
Lucas Fox
Phil "Philthy Animal" Taylor
Pete Gill
Tommy Aldridge

Motörhead é uma banda de rock britânica, formada em 1975, na Inglaterra pelo vocalista, letrista e baixista Lemmy Kilmister. É conhecida pelo seu peso e velocidade, que influenciou muitas bandas de heavy, thrash metal e punk rock.

Biografia[editar | editar código-fonte]

O baixista Lemmy Kilmister começou na música ainda na década de 1960, como roadie da banda de Jimi Hendrix. A sua estreia profissional no meio artístico dar-se-ia com a banda de rock psicodélico Hawkwind que alcançou alguns hits na década de 1970.

Mais tarde Lemmy viria a ser despedido dos HawKwind por ter sido barrado no aeroporto do Canadá por porte de drogas (na verdade se tratava de anfetamina). Lemmy não cruza os braços e decide então montar a sua própria banda com o baterista Lucas Fox e Larry Wallis, chamando esta nova banda de Bastards, mas em seguida mudando o nome para Motörhead (uma gíria americana usada por viciados em anfetaminas) que foi o nome de sua última contribuição para os HawKwind. Lucas Fox foi trocado por Phil ("Philthy Animal") Taylor que era um músico amador e amigo de infância de Lemmy. Depois da gravação do que seria o primeiro álbum, On Parole, que não chegou a ser lançado pela gravadora por ser considerado pouco comercial, decidem chamar um segundo guitarrista para a banda, "Fast" Eddie Clarke. Larry Wallis logo sairia da banda, que voltaria então a ser um trio.

O primeiro álbum (autointitulado) foi finalmente lançado em 1977 por uma gravadora pequena. Overkill, segundo álbum, foi o primeiro lançado por uma gravadora grande, em 1979, gerando o primeiro hit da banda, o cover "Louie Louie".

Com Bomber (1979) e Ace of Spades (1980) a banda alcançou o grande público e teve relançada a gravação inédita do princípio de carreira, On Parole, que havia sido desprezada pelas gravadoras quando de sua gravação original.

Em 1982 o guitarrista original Fast Eddie abandonou a banda, sendo substituído por Brian Robertson (que havia tocado com o Thin Lizzy), que não esquentou lugar em virtude da péssima recepção por parte dos fãs (e por se negar a tocar algumas faixas antigas), sendo substituído por uma dupla de guitarristas, Mick Wurzel e Phil Campbell.

Lemmy ao vivo, 2005.

O baterista original Phil Taylor também foi substituído por Pete Gill nesta mesma época. Philty ficaria fora da banda por pouco tempo, voltando logo após a gravação do clássico Orgasmatron de 1986 (cuja faixa título foi regravada pelo Sepultura). Com seu baterista original gravariam os discos Rock 'n' Roll e 1916. Na tour de 1916 Philty novamente abandonou a banda, sendo substituído por Mikkey Dee, baterista da banda de King Diamond.

Em 1992 lançaram March ör Die, seu maior sucesso comercial, com participação do guitarrista Slash (Ex-Guns N' Roses) em diversas canções e uma parceria com Ozzy Osbourne na canção "Hellraiser" (também lançada por Ozzy no álbum No More Tears), presente no game Grand Theft Auto San Andreas e fartamente divulgada em rádios e MTV.

Após desentendimentos com a gravadora Sony lançaram Bastards (1993) por um pequeno selo germânico, tendo pouca repercussão, assim como os discos que se seguiram.

Após o lançamento do álbum Sacrifice o guitarrista Mick Wurzel abandonou a banda, que voltou a ser um trio.

O ano de 2000 é marcado pelo aniversário de 25 anos do Motörhead com um show na Brixton Academy, que vira álbum três anos depois. Em 2004, a banda grava o disco Inferno e segue em turnê pelo Reino Unido em parceria com o Sepultura. Um ano depois, o Motörhead ganha o Grammy na categoria Melhor Performance de Metal.

Nos anos seguintes o Motörhead grava mais três discos: “Kiss of Death” (2006), “Better Motörhead Than Dead: Live at Hammersmith” (2007) e “Motörizer” (2008).

A banda esteve presente nas edições do Rock in Rio, Lisboa em 30 de maio de 2010 e no Rio de Janeiro em 25 de Setembro de 2011.

Como prometido aos fãs, em 2010 eles voltaram aos estúdios e gravaram o álbum: The Wörld Is Yours.

Ace of Spades[editar | editar código-fonte]

Álbum que saiu em outubro de 1980, é considerado por muitos como o ápice, o melhor momento registrado pelo Motörhead, o álbum que capturou a banda no seu auge. Com esse álbum a banda ganhava pela primeira vez notoriedade, aparecendo na capa do LP, no lugar da rotineira ilustração, fato que iria se repetir somente em 1996 com o Overnight Sensation. Ace of Spades, foi gravado com o produtor mais requisitado da época, Vic Maile. Com todo o sucesso, o disco tounou-se um dos maiores clássicos na história do Heavy Metal, fazendo do Motörhead um grande nome na cena metálica.

Em 2000 a música "Ace of Spades" foi incluída trilha sonora do game Tony Hawk's Pro Skater 3.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Logotipo do Motörhead
Formação atual
Membros Anteriores
Membros convidados

Linha do tempo[editar | editar código-fonte]


Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • Lemmy já amputou alguns dedos de um dos pés, por sofrer de diabetes e diz não estar muito preocupado em controlar a doença.
  • Lemmy ainda vive no mesmo apartamento, que alugou em 1991. Segundo ele, por ser pequeno e se localizar próximo do "The Roxy" (clube famoso em Los Angeles por revelar grandes bandas).
  • As Músicas "The Game" e "The King Of Kings" são usadas por Triple H na WWE. A música "Line in the Sand" também era usada, mas como o grupo Evolution acabou, ela não é mais usada.
  • A música "Ace of Spades" aparece no segundo episódio da 3ª temporada da série inglesa Skins sendo cantada pelo personagem Cook, além de fazer parte do Tony Hawk Pró Skate 3 para PC e na propaganda da etapa de Fórmula 1 de Interlagos em São Paulo em 2011.

Referências

  1. Buckley 2003, p. 587, "represented muscular, deadly rock and roll"
  2. Buckley 2003, p. 588, "No holds barred, no-frills, rock 'n' roll"

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Buckley, Peter (2003). The Rough Guide to Rock. London: Rough Guides. ISBN 1-85828-201-2.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Motörhead
Flag of the United Kingdom.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical do Reino Unido, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.