Jerry Cantrell

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Jerry Cantrell
Cantrell06.jpg
Informação geral
Nome completo Jerry Fulton Cantrell Jr.
Nascimento 18 de março de 1966 (48 anos)
Origem Tacoma, Washington
País Estados Unidos Flag of the United States.svg
Gênero(s) Metal alternativo, grunge, rock alternativo, heavy metal, hard rock
Instrumento(s) Vocal, guitarra
Modelos de instrumentos guitarras da G&L, Dean e Gibson Les Paul
Período em atividade 1987 - presente
Gravadora(s) Columbia Records
Sony Music
Afiliação(ões) Alice in Chains
Cardboard Vampyres
Metallica
Danzig
Ozzy Osbourne
Página oficial Jerry Cantrell.com

Jerry Cantrell (Tacoma, 18 de março de 1966) é um músico estado-unidense.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido Jerry Fulton Cantrell Jr., ficou famoso como guitarrista, vocalista (em dueto com Layne Staley) e letrista da banda de grunge Alice in Chains. Sendo provavelmente o mais técnico dos guitarristas de Seattle de sua geração, Cantrell tem preferência por guitarras da G&L, Dean e Gibson Les Paul e amplificadores Bogner. O som encorpado e pesado marca seu estilo de base, porém, mostra bastante refinamento nas sonoridades leves.

Jerry Cantrell iniciou sua carreira em 1987, já como guitarrista do Alice in Chains. O álbum de estréia da banda, foi lançado em 1990 e deu início a uma carreira consagrada de muito sucesso. Jerry sempre foi uma peça chave na banda (considerado o "cabeça" dela), principalmente nas composições.

A partir de 1993, mesmo com a grande sucesso da banda, as atividades desta foram diminuindo, devido aos problemas com drogas do vocalista Layne Staley. Após um tempo de inatividade do Alice in Chains, Jerry resolve gravar um álbum solo e em abril de 1998 é lançado Boggy Depot, produzido pelo próprio Jerry e Toby Wright, que já havia trabalhado nos três álbuns anteriores do Alice in Chains. Jerry contou com as participações de seus companheiros de AIC, o baixista Mike Inez e o baterista Sean Kinney, além dos baixistas Rex Brown (Pantera) e Les Claypool (Primus). Boggy Depot foi razoavelmente bem sucedido e agradou aos fãs do Alice in Chains, tanto que alguns o consideram um álbum perdido do grupo. Em seguida ao seu lançamento, Jerry percorreu os EUA fazendo o show de abertura para a turnê do álbum ReLoad do Metallica.

Ainda em 1998, o Alice in Chains se reúne para gravar duas músicas inéditas, o que não ocorria há três anos. O resultado pode ser conferido da caixa de CD's Music Bank, lançada um ano depois.

Depois disso, Jerry começa a compor material para o seu segundo disco. Em 2002 ele já possui pronta uma quantidade de músicas suficiente para o lançamento de um disco duplo, mas a Columbia acaba rejeitando a idéia. Jerry assina então contrato com a Roadrunner, lançando "Degradation Trip" logo em seguida. O álbum possui duas edições, uma single e uma dupla, e foi dedicado ao ex-companheiro de banda, Layne Staley, que morrera em abril desse ano.

Ainda em 2002, Jerry participa com a música She Was My Girl da trilha sonora do filme Spider Man, dirigido por Sam Raimi. O disco conta ainda com Pete Yorn, Hives e The Strokes. No começo de 2003, Jerry entrou em turnê pelos EUA com o Udora (ex-Diesel, banda de Minas Gerais) abrindo seus shows.

Jerry também realizava alguns raros shows beneficentes com o Alice in Chains. A partir de 2005 esses shows começaram a ocorrer com uma freqüencia maior e surgiu rumores que a banda poderia voltar. O novo Alice in Chains entrou em estúdio e lançou em 29 de setembro de 2009, o novo álbum da banda, intitulado Black Gives Way to Blue.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Jerry Cantrell em 2006.

Discografia solo[editar | editar código-fonte]

Com Alice in Chains[editar | editar código-fonte]

Com Ozzy Osbourne[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]