Sean Kinney

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde Julho de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.
Sean Kinney
Sean Kinney publicity photo.jpg
Informação geral
Nome completo Sean Howard Kinney
Também conhecido(a) como Sean K.
Nascimento 27 de Maio de 1966
Origem Renton, Washington
País  Estados Unidos
Gênero(s) Metal alternativo, grunge, rock alternativo, heavy metal, hard rock
Instrumento(s) bateria
percussão
Período em atividade 1987 – presente
Gravadora(s) Columbia Records
Sony Music
Afiliação(ões) Alice in Chains
Jerry Cantrell
Spys 4 Darwin
Página oficial MySpace de Sean Kinney

Sean Howard Kinney (Renton, 27 de Maio de 1966) é um músico mais conhecido por ser o baterista da banda grunge estadunidense Alice in Chains. Seu interesse por música começou cedo através de seu avô, que fazia parte de uma banda conhecida como The Cross Cats, na qual Kinney se tornou membro quando ele tinha nove anos de idade.

Sean tocou bateria para o Alice in Chains em todos os seus álbuns (Facelift, Dirt e Alice in Chains) como em todos os EPs (Sap e Jar Of Flies).

Ele cantou refrão através de um megafone na faixa bônus do EP SAP, intitulada "Love Song".

Ele também tocou bateria para seu companheiro de banda, Jerry Cantrell, quando ele gravou seu primeiro álbum solo, chamado Boggy Depot.

Durante o declínio da popularidade do Grunge na metade dos anos 90, ele também foi membro de uma banda tributo à Willie Nelson que incluía Johnny Cash, Kim Thayil do Soundgarden, e Krist Novoselic do Nirvana.

Em 2001, formou ao lado de seu companheiro de banda Mike Inez a banda Spys 4 Darwin, que durou pouco tempo.

Em 2005, Kinney se reuniu com os membros remanescentes do Alice in Chains para tocar num concerto beneficente para as vítimas do Tsunami na Ásia. Essa reunião, em 2006, trouxe a reativação da banda, que com o vocalista William DuVall substituindo o falecido Layne Staley, saiu em turnê ao redor do mundo.