Wikipédia:Melhoracionismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Crystal Clear mimetype txt.png Este ensaio contém conselhos ou opiniões de um ou mais contribuidores da Wikipédia. Ensaios não são políticas nem recomendações, mas podem representar práticas já bem difundidas na comunidade ou ainda pontos de vista de minorias. Sinta-se livre e até encorajado para melhorar a página ou discutir na página de discussão, mas tenha prudência ao considerar esses pontos de vista já previamente trabalhados.
Filosofias Wiki

Domínio principal
Notoriedade a curto prazo
Inclusionismo
Delecionismo


Qualidade do conteúdo
Essencialismo
Incrementalismo

Notoriedade a longo prazo
Eventualismo
Imediatismo

Conteúdo indevido
Melhoracionismo
Exclusionismo

Assuntos similares
Separatismo
Fusionismo

Neutralidade
Habilidades básicas
Absoluto inatingível

Outros
Delusionismo
Precisionismo

Processo de edição

Status quo
Statusquoismo
Anti-Statusquoismo

Guerra de edições
WikiPacifismo
WikiWarrior

Autor dos artigos
Autorismo
Comunalismo

Objetivos

Processos internos
Exopedianismo
Metapedianismo

Conteúdo ou comunidade
Comunitismo
Enciclopedismo

Perspectivas
Wikifaith
Anti-wiki
Wikiscepticism

Melhoracionismo é uma filosofia praticada por alguns wikipedistas que buscam tornar os artigos mais úteis através da edição e melhoria de conteúdo com problemas de manutenção, ou ao menos indicar esses problemas (com o uso de predefinições de manutenção).

É o oposto do exclusionismo, que se foca na eliminação do conteúdo com problemas, sendo o meio termo simplesmente não fazer nada ao ver problemas, ou apenas sinalizá-los com predefinições de manutenção.

Descrição da filosofia[editar | editar código-fonte]

Os melhoracionistas se ocupam em realizar as tarefas usuais e corrigir todos os problemas do estaleiro, muitas vezes colaborando em WikiProjetos de manutenção.

A ideia de melhorar o conteúdo pode também resultar em sua eliminação, pois a busca por fontes pode resultar em não achar fontes que sustentem um trecho controverso ou parcial. Em casos mais fortes, as fontes, mesmo após grandes buscas, podem não dar a verificabilidade necessária para todo o artigo, resultando em sua proposta de eliminação.

Ao atuar em mínimos e esboços, o melhoracionista irá, efetivamente, adicionar conteúdo significativo a essas páginas. A própria atuação em processos de eliminação em que a notoriedade está sendo questionada também resulta em adição de conteúdo que demonstre essa notoriedade.

A imensa maioria dos verbetes da Wikipédia são artigos mal-escritos; os melhoracionistas ocupam-se sobretudo em procurar-lhes fontes e acrescentar o máximo de informações possíveis. Quando tal não é possível, contentam-se melancólicos em deixar as tags de melhoramento... além das de mínimo e esboço... E, quando jeito outro não há, mandam para o crivo (bom senso) da comunidade.

Ao contrário dos manutencionistas e delecionistas - que se unem em blocos muitas vezes sem arrazoarem seus votos, partindo para longas disputas - os melhoracionistas gostariam mesmo é que estas energias fossem todas canalizadas para a justificação da fiabilidade e relevência no conteúdo dos verbetes. Assim, nada irrita mais um melhoracionista que o "voto pelo voto".

Relação com outras filosofias[editar | editar código-fonte]

O Melhoracionismo, assim como seu oposto Exclusionismo, são duas versões do Imediatismo, que deseja fazer algo no momento em que conteúdo indevido é detectado. Enquanto este melhora, o outro exclui.

O Melhoracionismo está mais próximo do Inclusionismo ao fazer um esforço para encontrar fontes que mostrem que um assunto é relevante (para só depois decidir se ele é ou não relevante) e ainda mais esforço para arrumar todos os problemas caso considere que seja relevante. Apesar disso, é possível ser melhoracionista e delecionista, no sentido de ao buscar as fontes para um artigo, o melhoracionista perceber que não há fontes que demonstrem relevância, e assim indicar o artigo para eliminação.


Ver também[editar | editar código-fonte]