Wikipédia:Melhoracionismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Crystal Clear mimetype txt.png Este ensaio contém conselhos ou opiniões de um ou mais contribuidores da Wikipédia. Ensaios não são políticas nem recomendações, mas podem representar práticas já bem difundidas na comunidade ou ainda pontos de vista de minorias. Sinta-se livre e até encorajado para melhorar a página ou discutir na página de discussão, mas tenha prudência ao considerar esses pontos de vista já previamente trabalhados.
Filosofias Wiki

Domínio principal
Notoriedade a curto prazo
Inclusionismo
Delecionismo


Qualidade do conteúdo
Essencialismo
Incrementalismo

Notoriedade a longo prazo
Eventualismo
Imediatismo

Conteúdo indevido
Melhoracionismo
Exclusionismo

Assuntos similares
Separatismo
Fusionismo

Neutralidade
Habilidades básicas
Absoluto inatingível

Outros
Delusionismo
Precisionismo

Processo de edição

Status quo
Statusquoismo
Anti-Statusquoismo

Guerra de edições
WikiPacifismo
WikiWarrior

Autor dos artigos
Autorismo
Comunalismo

Objetivos

Processos internos
Exopedianismo
Metapedianismo

Conteúdo ou comunidade
Comunitismo
Enciclopedismo

Perspectivas
Wikifaith
Anti-wiki
Wikiscepticism

Melhoracionismo é uma filosofia praticada por alguns wikipedistas que buscam tornar os artigos mais úteis através da edição e melhoria de conteúdo com problemas de manutenção, ou ao menos indicar esses problemas (com o uso de predefinições de manutenção).

É o oposto do exclusionismo, que se foca na eliminação do conteúdo com problemas, sendo o meio termo simplesmente não fazer nada ao ver problemas, ou apenas sinalizá-los com predefinições de manutenção.

Descrição da filosofia[editar | editar código-fonte]

Os melhoracionistas se ocupam em realizar as tarefas usuais e corrigir todos os problemas do estaleiro, muitas vezes colaborando em WikiProjetos de manutenção.

A ideia de melhorar o conteúdo pode também resultar em sua eliminação, pois a busca por fontes pode resultar em não achar fontes que sustentem um trecho controverso ou parcial. Em casos mais fortes, as fontes, mesmo após grandes buscas, podem não dar a verificabilidade necessária para todo o artigo, resultando em sua proposta de eliminação.

Ao atuar em mínimos e esboços, o melhoracionista irá, efetivamente, adicionar conteúdo significativo a essas páginas. A própria atuação em processos de eliminação em que a notoriedade está sendo questionada também resulta em adição de conteúdo que demonstre essa notoriedade.

A imensa maioria dos verbetes da Wikipédia são artigos mal-escritos; os melhoracionistas ocupam-se sobretudo em procurar-lhes fontes e acrescentar o máximo de informações possíveis. Quando tal não é possível, contentam-se melancólicos em deixar as tags de melhoramento... além das de mínimo e esboço... E, quando jeito outro não há, mandam para o crivo (bom senso) da comunidade.

Ao contrário dos manutencionistas e delecionistas - que se unem em blocos muitas vezes sem arrazoarem seus votos, partindo para longas disputas - os melhoracionistas gostariam mesmo é que estas energias fossem todas canalizadas para a justificação da fiabilidade e relevência no conteúdo dos verbetes. Assim, nada irrita mais um melhoracionista que o "voto pelo voto".

Relação com outras filosofias[editar | editar código-fonte]

O Melhoracionismo, assim como seu oposto Exclusionismo, são duas versões do Imediatismo, que deseja fazer algo no momento em que conteúdo indevido é detectado. Enquanto este melhora, o outro exclui.

O Melhoracionismo está mais próximo do Inclusionismo ao fazer um esforço para encontrar fontes que mostrem que um assunto é relevante (para só depois decidir se ele é ou não relevante) e ainda mais esforço para arrumar todos os problemas caso considere que seja relevante. Apesar disso, é possível ser melhoracionista e delecionista, no sentido de ao buscar as fontes para um artigo, o melhoracionista perceber que não há fontes que demonstrem relevância, e assim indicar o artigo para eliminação.

Não destrua a casa enquanto ela está sendo construída[editar | editar código-fonte]

Text-x-generic-highlight-yellow-pen.png Resumindo: Um artigo muito pequeno para prover mais que a informação básica sobre um assunto deve ser marcado como um esboço e editado, e expandido, ao invés de simplesmente eliminado.
Um artigo esboço ou com problemas é como um casa sobre construção. Ajude a construir, não a destrua!
Por vezes, editores criam apenas o trabalho básico, com a intenção de voltar pra melhorar, ou para outros fazerem o melhoramento
Um homem tenta construir uma casa. Ele tem alguns de seus vizinhos que o ajudam. Eles estão trabalhando bem e organizados, como você esperaria de pessoas que estão tentando construir uma casa.
Pouco depois, um inspetor de construção aparece. "Essas escadas não parecem estar certas", o inspetor diz, puxando uma fita métrica, "e por essas medidas, elas não são largas o suficiente."
Os construtores respondem: "As escadas ainda não estão prontas."
O inspetor segue. "Essa parece não está bem suportada", o inspetor diz.
"Claro que não", o construtor responde. "Nós ainda não acabamos ela."
"E veja!" o inspetor diz. "Não há telhado! O dono dessa casa vai ficar mesmo com raiva quando chover."
"Eles não vão!" o construtor responde, "porque quando a casa estiver pronta haverá um telhado!"
O inspetor ignora ele. "Essa casa não está boa, construtor. Ela precisa ser derrubada." No dia seguinte ele envia uma pessoa para demolir a casa.

Assim como nessa história absurda, nós como Wikipedistas devemos olhar para a casa que nós estamos construindo. A Wikipédia, a potencial "soma de todo o conhecimento humano", como uma regra geral, é um trabalho em andamento. A Wikipédia não é publicada toda de uma vez. Ela evolui e cresce. Todos os artigos ainda estão sendo construídos, mesmo que lentamente. Roma não foi construída em um dia; nem os artigos poderão ser criados em estado perfeito.

Um prédio, como um artigo, demora tempo para ser criado. Imagine se esse prédio tivesse sido constantemente destruído enquanto estava sendo construído?

Quando um artigo está sendo escrito, e as fontes estão sendo encontradas e validadas, então o artigo será pequeno e em sua maior parte sem referências e com pouca informação. Isso é, obviamente, chamado de esboço. Esboços são esboços porque eles ainda precisam ser expandidos.

Algumas vezes, aparecerão um artigo ou um grupo de artigos que estarão sem muita informação. Por vezes não serão nada além de cruft que devem ser removidos. Mas outras vezes é apenas um artigo em progresso. Ao invés de colocar o artigo para eliminação, tente expandi-lo.

Você conhece o assunto em questão? Ao invés de eliminá-lo, vá e procure fontes. Se não, procure alguém que conhece o assunto. Ou, se você se sentir confiante, vá e pesquise sobre isso, e se torne um especialista no assunto você mesmo, para que assim você encontre as fontes muito mais facilmente.

Assim como a casa, o conhecimento leva tempo para se construir. Não seja o inspetor, erguendo os problemas antes de o produto estar sequer apresentável. Você não pode esperar que todo artigo esteja completo quando ele é escrito pela primeira vez. Se fosse assim, a Wikipédia teria falhado a muito tempo. Tente não esquecer o espírito da Wikipédia: compartilhar o conhecimento.

Ver também[editar | editar código-fonte]