Arquiconfraria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Navegação no histórico de edições: ← ver edição anterior (dif) ver edição seguinte → (dif) ver última edição → (dif)

Arquiconfraria ou arquiconfraternidade é uma confraria católica habilitada a agregar ou afiliar outras confrarias de mesma natureza e conferir-lhes suas indulgências e privilégios.

Operação e status[editar | editar código-fonte]

"Ereção canônica" é a aprovação pela autoridade eclesiástica apropriada que concede à organização sua existência legal. Arquiconfrarias não erigem confraternidades, apenas as agregam e, geralmente, cabe ao bispo da diocese a atribuição de erigir novas confrarias[1].

Porém, no caso de muitas confrarias e arquiconfrarias, o poder de erigir está sob o comando dos líderes de algumas ordens religiosas. Por vezes, os privilégios destes líderes são concedidos pelos bispos e os vigários-gerais não podem erigir novas confraternidades sem uma autorização expressa para isto emitida pelo seu bispo[1].

A agregação (ou afiliação) pode ser feita apenas por aqueles que receberam da Santa Sé os poderes específicos para isto e utilizando uma fórmula pré-estabelecida. Em uma mesma igreja, apenas uma confraria de mesmo nome e objetivo pode ser agregada e o consentimento do bispo deve ser dado por escrito[1].

No caso de ordens religiosas agregando suas próprias confrarias em suas próprias igrejas, o consentimento do bispo dado para a criação da casa ou da igreja da ordem é suficiente. O bispo precisa aprovar, mas pode modificar as práticas e regulamentos da confraria a ser agregada, exceto àquelas as quais indulgências foram expressamente anexadas. Apenas estas indulgências são concedidas por agregação e, ainda assim, se tiverem provisão afirmando esta atribuição.

Exemplos[editar | editar código-fonte]

Algumas das mais conhecidas arquiconfrarias são a Sociedade do Nome de Jesus, a Arquiconfraria do Santíssimo Sacramento, a do Sagrado Coração de Jesus, a Arquiconfraria do Preciosíssimo Sangue de Jesus, a Arquiconfraria da Santa Face de Jesus, a Confraria do Rosário, a Congregação Mariana, a Confraria do Cordão de São Franscisco, a Confraria da Doutrina Cristã, a Confraria Bona Mors, a Arquiconfraria de São Miguel Arcanjo e as Mães Cristãs.

Referências

  1. a b c "Archconfraternity" na edição de 1913 da Enciclopédia Católica (em inglês). Em domínio público.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Béringer, Franz. Les indulgences, leur nature et leur usage: d'après les dernières décisions de la S. Congrégation des Indulgences. Paris: P. Lethielleux, 1905. Volume 2 gives the legislation on this subject, with a list of the archconfraternities, their nature and requirements, and formulae for canonical erection and for aggregation.
  • Mocchegiani, Collectio indulgentiarum theologice, canonice ac historice digesta. Ad Claras Aquas (Quaracchi): Typographia Collegii S. Bonaventurae, 1897.
  • Tachy, A. Traité des confréries et des oeuvres pies. Langres: Rallet-Bideaud, 1898.