Bypass (desambiguação)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Bypass (geral))
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox important.svg
Foram assinalados vários aspectos a serem melhorados nesta página ou secção:
  • Não tem fontes.
  • Texto necessita de revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa.
Bypass para manutenção de equipamentos em Redes Aéreas de Distribuição de Energia Elétrica.

A palavra bypass em inglês quer dizer "desvio". Existem vários exemplos para o termo bypass em diversos tipos de sistemas:

  • Um no-break está em bypass quando sua fonte de energia não passa pelo circuito normal, que seria entrar pelo retificador, carregando o banco de baterias, e sair pelo inversor para a carga, e sim vai diretamente da fonte de energia para a carga (o que seria um caminho alternativo, ou um desvio);
  • Em Redes Aéreas de Distribuição de Energia Elétrica, bypass é o nome dado à operação de "isolamento" de equipamentos, onde através de uma "Chave-Faca", ou outro dispositivo de manobra, efetua-se um "jumper", desviando a corrente e a tensão do equipamento, para tarefas de manutenção ou substituição, provendo segurança aos operadores e continuidade do fornecimento de energia.
  • Em hidráulica, um bypass de uma linha de água seria um caminho alternativo por onde se pode fazer fluir o líquido alternativamente a um caminho principal;
  • Em áudio, é dito que foi feito bypass de um efeito (como chorus ou reverber, por exemplo) quando é "desligado" o processamento do sinal por tal efeito, de modo que o sinal flui através de um caminho alternativo.
  • Em Medicina, é todo o processo cirúrgico ou não em que se conetam dois segmentos, dois órgãos ou dois sistemas entre si, por intermédio de uma outra estrutura que pode ser artificial (por exemplo uma prótese vascular ou stent) ou natural (como um segmento de veia que pode ser utilizado para unir dois segmentos de artéria), com a finalidade de evitar uma zona lesada ou desviar um circuito normal (arterial ou não como o bypass gástrico). Pode não haver estrutura intermediária como o bypass arteriovenoso efetuado para efeitos de diálise. Dos bypass não cirúrgicos tem-se como exemplo a circulação extra-corpórea usada quando se necessita de parar o coração para cirurgia cardíaca.
Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.