Casa Modernista (rua Itápolis)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fachada da residência.

A residência da Rua Itápolis, projetada pelo arquiteto ucraniano-brasileiro Gregori Warchavchik (conhecida também como Casa modernista da rua Itápolis ou simplesmente como Casa modernista), localizada no bairro do Pacaembu, em São Paulo, é considerada uma das primeiras manifestações da arquitetura moderna no Brasil.

A casa ganhou também alguma notoriedade na historiografia da arte brasileiro pois ficou em exposição de 26 de março a 20 de abril de 1930 e impulsionou a renovação arquitetônica brasileira, tornando-se uma referência e complementando a revolução assinalada pela "Semana de Arte Moderna de 1922", em um evento que ficou conhecido como "Exposição da casa modernista".

No projeto arquitetônico da residência, Warchavchik procurou resolver os problemas de economia de meios e recursos e de sua funcionalidade de maneira a produzir um resultado estético o mais satisfatório possível. Ao contrário do raciocínio projetual tradicional, eliminou corredores e integrou espaços com a finalidade de obter áreas mais amplas.

O arquiteto franco-suíço Le Corbusier, que visitou a casa ainda em construção no ano de 1929 admirou a plasticidade do muro em curva que separa o jardim social do quintal de serviço, elaborada por Gregori, dentre outros.

Ver também

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre arquitetura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Predefinição:Portal:Arquitetura e Urbanismo