Cohatrac

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Emblem-scales.svg
A neutralidade desse artigo (ou seção) foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão.
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.
Question book.svg
Esta página não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde outubro de 2013).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
Cohatrac
—  Bairro do Brasil  —
Unidade federativa Maranhão
Município São Luís
Fonte: Não disponível

O Conjunto Habitacional dos Trabalhadores Comerciários (Cohatrac) é um bairro residencial brasileiro, de classe média localizado no leste da cidade de São Luís, capital do estado do Maranhão. O Cohatrac é o bairro mais badalado e juvenil da cidade, apesar de estar localizado nas regiões periféricas e não ser próximo do centro da capital ou dos bairros nobres, como o Renascença que é o bairro mais nobre da cidade e o segundo mais badalado. É também um dos maiores em tamanho, pois é um conglomerado de vários conjuntos com mesmo nome (Cohatrac I,Cohatrac II, Cohatrac III, etc). A quantidade de jovens estimada gira em torno de 70% dos habitantes. Recentemente, neste bairro se tem observado a grande valorização dos imóveis locais, e a previsão é que em pouco tempo, as ruas transversais também se transformem em rua de comércio, principalmente as ruas do Cohatrac II, em destaque a rua 11 da quadra 19, que liga o Supermercado Maciel ao Supermercado Silmar. Outro destaque nessa área é a grande procura de s para aluguel e ponto comercial. Uma casa localizada nessa área deve valorizar muito, pois o preço praticado em média já é de 200.000,00 (Duzentos mil reais) a casa residencial para venda, e em média 1.200,00 (mil e duzentos reais o aluguel). Se a casa for próximo à Avenida Leste Oeste, pode até dobrar de preço. Destacam-se ainda estabelecimentos de todo o tipo como a Multiclínica e o Ibirapuera(hospitais), Socorrinho (Pronto-Socorro no Cohatrac II), supermercados de grande porte (Mateus e Maciel) e, mais recentemente, a instalação do Shopping Rio Anil, no Bairro do Turu, e uma construção de um novo Shopping na capital, O Shopping Passeio, que será o primeiro Street Mall de São Luís localizado no Cohatrac IV.

Nele existe um conglomerado de conjuntos habitacionais,os Cohatrac's I, II, III, IV e V; Villagio, Jardim Araçagy I, II e III; Jardim das Margaridas, Residencial Primavera, Alvorada,Itaguará II,Itaguará III, Cohabiano, Trizidela; Planalto Anil I, II, III e recentemente Trizidela, limitando-se com a Maioba e está na chamada divisão com São José de Ribamar, Estrada da Maioba e adjacências, estabelecendo o limite da administração municipal de São Luís.

O Cohatrac I e o II destacam-se com maior movimento por abranger o maior centro comercial do bairro na Av. Leste-Oeste, também conhecida como Av. Nossa Senhora de Nazaré em homenagem a Padroeira do bairro de mesmo nome, onde anualmente acontece o Círio de Nazaré (uma das maiores festas católicas no Maranhão).

O Cohatrac IV já ganhou o Supermercado Maciel, a inauguração aconteceu em 14 de agosto de 2008, e em agosto de 2011 deve ser inaugurado o Supermercado Mateus, no Jardim Araçagy I, beneficiando toda a comunidade do bairro e adjacências.

Encontra-se também diversos pontos Comerciais:

  • Supermercados, Academias, Feira, Frigoríficos, Restaurantes e Lanchonetes, na área da saúde postos públicos.
  • Na segurança um Comando de Policia Militar e um Distrito Policial.
  • O bairro dispõe também de uma agência de correios e para movimentos financeiros vários caixas eletrônicos localizados em supermercados e uma agência bancária (Banco do Brasil).
  • Na área educacional existem escolas públicas de 1º e 2º grau tais como Maria Pinho, Padre Newton, Primavera e o Complexo Barjonas Lobão e as escolas particulares destacam-se: Dom Quixote, O Bom Pastor, Solução e Santo Expedito, ressaltando que a Escola Globinho foi a primeira escola do bairro reconhecida e autorizada pelo conselho estadual de educação.
  • Na área da computação existem varias Lan Houses: com destaque para a H19 que fica localizada no residencial primavera e Cursos de Informática para suporte dos conhecimentos culturais, tendo a maioria dos usuários crianças e adolescentes.

O Cohatrac sempre foi palco de festas e recreações para os moradores de outros bairros. No período pré-carnaval, as ruas do Cohatrac ficam num fervilhão de alegria embalados por blocos carnavalescos de rua locais, conhecidos como "Lapada na Rachada", "Los Periquitos" e o mais novo bloco demoninado "Bloco Vem BB" sensação dos jovens mas que acaba sendo um bloco para toda a família. Em anos anteriores aconteciam grandes festividades juninas nos campos do Cohatrac II antes de serem criadas construções nesses campos(hoje comando da Policia Militar, em frente ao Colégio O Bom Pastor), III e IV (hoje onde é localizado Supermercado Maciel), recentemente esses "arraiás" são realizados na Associação do Cohatrac I promovido pela TV Difusora ressaltando também que há outras festividades juninas promovidas pela igreja catolica Nossa Senhora de Nazaré.

Ícone de esboço Este artigo sobre bairros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.