Core business

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde abril de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Core business é um termo inglês que significa a parte central de um negócio ou de uma área de negócios, e que é geralmente definido em função da estratégia dessa empresa para o mercado. Este termo é utilizado habitualmente para definir qual o ponto forte e estratégico da atuação de uma determinada empresa.

Por exemplo: O 'Core Business' da Wikipédia é Informação, e não Suplementos Alimentares.

Utiliza-se também para definir a área de atuação onde não pode, ou não deve, existir 'Outsourcing', ou seja, não deve ser terceirizada, sendo inteiramente gerida pela própria empresa.

Segundo Chris Zook, é necessário primariamente analisar os dados objectivos da economia da empresa, ou seja, a comparação entre a rentablidade dos concorrentes e o grau de lealdade dos clientes.

A grande dificuldade prende-se em encontrar o equilíbrio entre a amplitude e o foco. São as oportunidades de crescimento que permitem às empresas aumentar as fronteiras do seu core business.

Algumas das melhores estratégias são as que se baseiam num forte core business que contêm uma componente de repetição, sendo que a empresa não deve transmitir constantemente novas formas de crescimento.