Discussão:Evolução como fato e teoria

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Se não tem provas não pode dizer que e fato

Evidências não faltam. Pesquise. Prima.philosophia=D 17h40min de 4 de julho de 2013 (UTC)[responder]

Ainda não é "Fato"[editar código-fonte]

Não nego de maneira alguma a ampla gama de evidências em favor da teoria da evolução...

No entanto apesar das evidências a favor, o quadro da teoria da evolução, principalmente no que diz respeito a origem de especies, ainda depende muito mais de dedução do que empirismo. Pois até o momento não há nenhum estudo que tenha observado uma especiação com isolamento reprodutivo.

O que se pode observar e documentar prospectivamente, foram apenas mudanças morfológicas em espécimes, na maioria das vezes para adaptação ao meio.

Isso é um ponto interessante... os defensores da Teoria sintética da evolução assumem essas mudanças como prova cabal da hipótese de Darwin sobre como especies se originam, mas como disse acima nenhuma dessa mudanças morfológicas observadas resultou em novas especies ou para ser mais preciso (pois o próprio conceito de especiação é complexo e passivo de mais de uma interpretação) um isolamento reprodutivo, bifurcando um novo galho na "arvore da vida".

Já os detratores da teoria gostam de apontar tais mudanças no escopo do que eles chamam de "evolução micro" (conceito não aceito na biologia), de forma que tais mudanças, segundo eles não são capazes de originar novas especies.

O principal problema do segundo grupo, é que essa observação é quase sempre posta em conjunto com algum tipo de criacionismo, impondo uma falsa dicotomia com a teoria da evolução...

Essa conclusão é visivelmente falha, mas suas observações sobre o status dos processos realmente observados e hipóteses empiricamente comprovados da teoria sintética da evolução, procedem...

Portanto, a teoria da evolução não é somente uma "teoria", levando em consideração o que os detratores querem dizer com "teoria", mas também, ainda não é um "fato" como alguns de seus defensores gostariam que fosse.