Discussão:Crise de Suez

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Discussão:Guerra do Suez)

O certo é Guerra do Suez ou Guerra de Suez? Como Suez é uma cidade, a impressão que temos é que seria sem o artigo, a não ser, é claro, que Suez exija artigo ou se refira ao Canal de Suez. De qualquer modo, vi que alguns outros lugares na internet também usam o artigo. --D.P. Campos 04:01, 10 Agosto 2006 (UTC)


Será ainda interessante acrescentar que no final desta crise a União Soviética chegou a ameaçar bombardear Londres e Paris com mísseis nucleares, o que foi decisivo para a retirada das tropas inglesas de Port Said. A nacionalização do Canal de Suez ficou na história efectivamente como uma atitude de combate ao colonialismo anglo-francês, como referido acima, mas foi desencadeada principalmente pelo incumprimento contratual do financiamento contratado com o Egipto pelo Banco Mundial para construção da barragem de Assuão. Já com a obra em curso, os EUA informaram o governo egípcio que iriam suspender o empréstimo, o que motivou decididamente Nasser a tomar o controle da Companhia que geria o Canal e cobrava as suas receitas de transito dos navios.

Enfim, um colossal tiro no próprio pé do 1º ministro de Inglaterra na epoca, Sr. Eden, o qual acabou por demitir-se na sequencia das pouco inteligentes decisões que tomou.