Saltar para o conteúdo

Tex: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 13h24min de 3 de novembro de 2004

O personagem Tex surgiu em setembro de 1948 na Itália. Com o balão "Por todos os diabos, será que ainda estão nas minhas costas?", começava a saga do mais famoso cowboy dos quadrinhos.

Tex foi criado pela dupla Giovanni Luigi Bonelli e Aurelio Gallepini. No começo, as histórias eram publicadas no formato de tiras, que tinham no máximo 3 quadrinhos. À cada semana saía nos jornais italianos uma tira, obrigando os leitores a comprar a próxima edição para chegar ao fim da aventura, o que acontecia após 32 páginas, ou 96 tiras. Essa estratégia culminou num sucesso incrível na Itália. Inicialmente Tex seria apenas mais um personagem qualquer dentre tantos outros que apareciam naquela época. Mas o ranger fez tanto sucesso que logo se tornou obrigatória a publicação de uma revista. As tiras foram todas compiladas, sendo que em cada página da revista haviam no máximo 3 tiras, como hoje.

Quem não conhece Tex dificilmente se interessa ao ver a revista nas bancas. Ao bater o olho você pode ter a impressão de chatice pelo fato das histórias serem em preto e branco. Mas basta ler uma revista inteira para que o leitor se torne fã imediatamente. A riqueza de informações e referências, bem como o respeito à história, é visível nos textos e desenhos.

Além de muita ação em todas histórias, com chumbo grosso voando por todos lados, o que torna a leitura interessante é o conhecimento que as histórias trazem. Você fica por dentro da cultura dos índios, de episódios marcantes e reais na história americana, dos hábitos da época... Detalhes mínimos foram pesquisados antes de tornarem-se texto e desenhos, para que o leitor tivesse a noção exata do ambiente em que se passavam as aventuras. Tex é cultura e diversão e por isso é sucesso em muitos países do mundo!

Outro fator decisivo para o sucesso é o bom humor presente nas histórias. A comédia se dá principalmente quando Carson, o parceiro de Tex, começa com sua onda de pessimismo e reclamações.

Mas não há dúvida que o principal motivo que faz de Tex um sucesso é a ação. Tex é um atirador preciso tanto com o rifle como com a pistola. Também é um ótimo cavaleiro e sabe usar muito bem a faca e o laço. Além disso, Tex bate forte. Quem já experimentou enfrentá-lo no braço teve a chance de trombar seu queixo contra os nós do punho do ranger.

As histórias de Tex se passam na primeira metade dos anos 1800. Tex é um ranger, que é uma espécie de polícia especial dos Estados Unidos. Enquanto os xerifes são a autoridade maior numa cidade, Tex é o representante da lei por onde passa, já que não se restringe à um território limitado. Ao contrário, os rangers recebem missões delicadas e especiais para irem resolver por todos os Estados Unidos, e normalmente tem carta branca para agir. As missões à eles confiadas são variadas. Contrabandos de armas, assaltos à trens ou bancos, roubo de manadas inteiras, xerifes abusando de sua patente para explorar o povo são apenas casos mais comuns, dentre tantos que Tex tem que enfrentar. Para isso, ele conta com a ajuda de seus pards: Kit Carson, Kit Willer e Jack Tigre.

As histórias de Tex não se passam só nos Estados Unidos: algumas vezes, ele persegua bandidos até no México, ou em casos extremos, até as frias terras do Canadá.

Foi no dia 30 de setembro de 1948 que surgiu a primeira história de Tex. Chamava-se 'Il Totem Misterioso". De 1948 à 1967 foram 36 histórias no formato de tiras semanais. No começo, Tex cavalgava sozinho, seu cavalo Dinamite nem tinha nome e ele era fora da lei.

Mais informações: http://www.texbr.com e http://www.texworld.hpg.ig.com.br