Saltar para o conteúdo

Rio de Janeiro (estado): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 19h42min de 20 de janeiro de 2003

Rio de Janeiro

Estado brasileiro localizado na parte leste da região Sudeste. Tem como limites: Minas Gerais (N e NO), Espírito Santo (NE), oceano Atlântico (L e S), e São Paulo (SO). Ocupa uma área de 43.909,7km2. Sua capital é a cidade do Rio de Janeiro.

As cidades mais populosas são: Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Niterói, Duque de Caxias, São Gonçalo, São João de Meriti e Volta Redonda. O Estado é formado por duas regiões morfologicamente distintas: a baixada e o planalto, que se estendem, como faixas paralelas, do litoral para o interior. Paraíba do Sul, Macaé, Guandu, Piraí e Muriaé são os rios principais. O clima é tropical.

A economia se baseia na indústria (metalúrgica, siderúrgica, química, de extração mineral, alimentícia, mecânica, editorial, gráfica, de papel e celulose) e no turismo.

O Rio de Janeiro originou-se de partes da capitania de São Tomé e de São Vicente. Entre 1555 e 1567, o território foi ocupado pelos franceses. Em 1565, foi fundada a cidade do Rio de Janeiro.

No século 17, a pecuária e a cana-de-açúcar impulsionaram o progresso, definitivamente assegurado quando o porto começou a exportar as riquezas de Minas Gerais, no século 18. Em 1763, passou a sediar a capital do reino. Com a mudança da família real para o Brasil, em 1808, a região foi muito beneficiada como sede do reino.

Em 1834, a cidade do Rio de Janeiro foi transformada em município, permanecendo como capital do país, enquanto a capitania passou a província, com sede em Niterói. Em 1889, a cidade transformou-se em capital da República e a província em Estado. Com a mudança da capital para Brasília, em 1960, o município do Rio de Janeiro tornou-se o Estado da Guanabara.

Em 1975, fundiram-se os Estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, com o nome de Estado do Rio de Janeiro, tendo a cidade do Rio de Janeiro como capital.

  • Fonte: Site do Governo Brasileiro