Saltar para o conteúdo

Veículo leve sobre trilhos: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 17h16min de 12 de novembro de 2004

Light rail é uma espécie de comboio urbano e suburbano de passageiros, cujo equipamento e infra-estrutura é tipicamente mais "leve" que a usada normalmente em sistemas de metropolitano ou de caminhos-de-ferro de longo curso.

Os sistemas de light rail são normalmente alimentados por electricidade, havendo, no entanto, alguns a diesel (ex. South Jersey Light Rail) e outros que usam um terceiro carril.

Tentativa de definição de "light rail"

É, muitas vezes, complicado distiguir um sistema de light rail e um de carros-eléctricos. No caso dos eléctricos, estes veículos circulam geralmente pelas ruas e partilham o espaço com o restante tráfego. Existem paragens frequentes e estas tendem a ser elementares (somente um poste ou, no máximo, um coberto). O light rail, pelo contrário, tende a circular em espaço autónomo, o que evita qualquer interacção com outros veículos. As paragens são menos frequentes que no caso dos carros-eléctricos e aquelas podem ser simples plataformas ou até estações. Muitas redes de light rail combinam os dois sistemas, onde os veículos podem circular em espaços próprios e, noutros locais, também ter secções em ruas.

Vantagens do light rail

Os sistemas de light rail são geralmente mais baratos de construir que, por exemplo, os de metropolitano ou do tradicional comboio suburbano. Para além disso, aqueles têm maior flexibilidade em curvas apertadas.


Os carros eléctricos tradicionais e os veículos de light rail são usados em várias cidades pelo mundo, pois estes permitem transportar um maior número de pessoas que qualquer autocarro. A somar a isto ainda outras vantagens: produzem menos poluição e barulho, em muitos casos mais rápidos. E numa emergência são mais fáceis de evacuar do que das carruagens do metropolitano.

Muitas linhas modernas de light rail aproveitam antigas linhas de comboios. Exemplos disso mesmo verificam-se no Porto, Londres ou Birmingham.

Desvantagens do light rail

Uma das desvantagens deste sistema é ele não ser completamente independente do tráfego e isso ocasionar acidentes. E partilhando o espaço com restante tráfego faz com que a velocidade comercial seja mais baixa que, por exemplo a do metropolitano típico.

da: de: fr: nl: