Saltar para o conteúdo

Sergipe: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 19h34min de 20 de janeiro de 2003

Sergipe

Estado brasileiro localizado na região Nordeste. Tem como limites: Alagoas (NO), oceano Atlântico (O) e Bahia (S e O). Ocupa uma área de 22.050,4km2. Sua capital é a cidade de Aracaju.

Suas cidades mais populosas são Aracaju, Lagarto, Itabaiana e Estância. Cerca de 85% do território está a menos de 300m de altitude, com predominância de terras planas ou levemente onduladas. São Francisco, Vaza-Barris, Sergipe, Japaratuba, Piauí e Real são os rios principais e o clima é tropical.

A economia se baseia no extrativismo (petróleo e gás natural), na agricultura (laranja, cana-de-açúcar, coco) e na pecuária.

Em 1575, os jesuítas tentaram colonizar as terras sergipanas, mas apenas em 1590 os indígenas foram derrotados definitivamente por Cristóvão de Barros, fundador do forte e do arraial de São Cristóvão.

Entre 1637 e 1645, Sergipe esteve sob o domínio dos holandeses, período no qual sua economia foi bastante prejudicada. Com a recuperação das terras pelos portugueses, desenvolveu-se a cultura canavieira e a criação de gado.

Em 1820, tornou-se uma capitania autônoma, desmembrada da Bahia. As plantações de algodão passaram a ter importante papel na economia deste período.

Em 1855, a capital foi transferida de São Cristóvão para o arraial de Aracaju.

Na segunda metade do século 19, Tobias Barreto e Sílvio Romero projetaram Sergipe no panorama cultural do país. Na vida política, porém, ocorreram revoltas causadas pela interferência do governo central.

  • Fonte: Site do Governo Brasileiro