Saltar para o conteúdo

São Paulo (estado): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 19h43min de 20 de janeiro de 2003

São Paulo

Estado brasileiro localizado na região Sudeste. Tem como limites: Minas Gerais (N e NE), Rio de Janeiro (NE), oceano Atlântico (L), Paraná (S) e Mato Grosso do Sul (O). Ocupa uma área de 248.808,8km2. Sua capital é a cidade de São Paulo.

Suas cidades mais populosas são São Paulo, Campinas, Guarulhos, Santo André, Osasco, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Santos, Sorocaba, Diadema e Jundiaí.

Apresenta um relevo relativamente elevado, já que 85% de sua superfície está entre 300 e 900 metros de altitude. Tietê, Paranapanema, Grande, Turvo, Pardo, do Peixe, Paraíba do Sul e Piracicaba são seus rios principais e seu clima é tropical.

Estado mais desenvolvido do país, São Paulo tem como base de sua economia a agricultura, a pecuária, o comércio, os serviços e a indústria.

A fundação da Vila de São Vicente, em 1532, por Martim Afonso de Sousa, deu início à colonização da área. Em 1554, os jesuítas organizaram um núcleo que daria origem à cidade. No século 17, os paulistas formaram as bandeiras, em busca de riquezas minerais e de mão-de-obra indígena.

O desenvolvimento da cultura do café, no século 19, favoreceu seu desenvolvimento econômico. O conseqüente acúmulo de riqueza e a chegada de imigrantes europeus mais qualificados permitiram sua industrialização.

Ao lado da mudança do perfil sócio-econômico da província, ocorreu também o fenômeno da urbanização, que atraiu diversos brasileiros de outras regiões em busca de trabalho.

Vizinho de Minas Gerais, São Paulo dominou o cenário político brasileiro no início do século 20, com a política do 'café com leite'.

Em 1932, os paulistas promoveram a Revolução Constitucionalista, em favor da redemocratização do país. Seu parque industrial apresenta hoje alto grau de evolução e de diversificação, e vem se expandindo para outras regiões do Brasil.

  • Fonte: Site do Governo Brasileiro