Saltar para o conteúdo

Concelho de Fralães: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 12h01min de 14 de novembro de 2004

Concelho de Fralãestinha um área bastante restrita, pois só incluía as freguesias de Monte de Fralães e Viatodos, na íntegra, e parte da de Silveiros. Mas havia no país outros muito mais pequenos. A sua extinção deveu-se a não possuir componente urbana e à criação do Concelho de V. N. de Famalicão.

Este concelho foi precedido pela Honra de Fralães. A transformação em concelho ocorreu em meados do séc. XIV e foi extinto em finais de 1836, pelo Setembrismo. Chamou-se-lhe comummente Honra de Fralães, mas também Couto de Fralães. Talvez com mais frequência nos anos finais, foi uso chamar-se-lhe Concelho de Fralães, como de facto era.

No arquivo barcelense, guarda-se parte da sua documentação; no arquivo distrital, está o conjunto quase completo dos livros do tabelião; em mãos particulares há também documentos oriundos desta instituição.

O autor da Corographia Portuguesa passou por Fralães em princípios do séc. XVIII e deixou uma curiosa descrição quer do Solar onde o concelho funcionava, quer mesmo de alguns aspectos originais desse funcionamento - caso por exemplo da curiosa eleição das «justiças». Dos livros que se conservam, merecem atenção particular o Livro dos Acórdãos e dois livros de actas.