Saltar para o conteúdo

SIU: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
O Sistema Internacional de Unidades (S.I.U.)
(Sem diferenças)

Revisão das 12h58min de 7 de abril de 2004

O Sistema Internacional de Unidades (S.I.U.)

O Sistema Internacional surgiu oficialmente em Outubro de 1960 e foi adoptado na quase totalidade do países, embora surjam em alguns deles variações. O S.I. está baseado em 7 unidades principais, de diferentes categorias.

Categoria Nome da Unidade Abreviação Comprimento metro m Massa kilograma kg Tempo segundo s Corrente Eléctrica ampere A Temperatura kelvin K Quantidade de substância mole mol Intensidade luminosa candela cd

Todas as restantes unidades conhecidas são derivadas destas 7 unidades principais. Podem ter prefixos e possuem as seguintes definições:

metro - m O metro é a unidade básica do comprimento e é definido como sendo distância que a luz percorre, no vácuo, durante 1/299792458s.

kilograma - kg O kilograma é a unidade básica da massa e é definida como sendo a massa de um cilindro de platina-iridium, que está guardado em Sevres, França. (Esta é a única unidade básica que é definida em termos de um corpo material e que usa o prefixo kilo).

segundo - s O segundo é a unidade básica do tempo e é definida pelo intervalo de tempo em que ocorrem 9192631770 períodos de vibração do átomo césio-133.

ampere - A O ampere é a unidade básica da corrente eléctrica e define a corrente produzida por uma força específica, entre dois fios condutores paralelos que estão separados entre si de 1m, no vácuo. (O nome deve-se ao físico francês Andre Ampere).

kelvin - K O kelvin é a unidade básica da temperatura e e 1/273,16 da temperatura termodinâmica do ponto triplo da água. (O nome deve-se ao matemático e física escocês William Thomson, 1º Lord Kelvin).

mole - mol A mole é a unidade básica da quantidade de substância e é definida como a quantidade de substância, que contém tantas unidades elementares como as que existem em 0,012kg de átomos de Carbono-12.

candela - cd A candela é a unidade básica da intensidade luminosa e é definida como a intensidade de uma fonte luminosa, numa determinada frequência, que emite uma determinada potência numa dada direcção.