Saltar para o conteúdo

Discussão:Religião/Arquivo/2: diferenças entre revisões

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Pai Nosso.
(Sem diferenças)

Revisão das 16h31min de 18 de novembro de 2004

Minhas cogitações.

Com 85 anos de idade e recebendo estas inspirações pela intuição, ouso formular as seguintes interpretações dos significados das palavras da oração “Pai Nosso”, à luz da ciência que conheço. Busco dar uma explicação racional para suas incógnitas e conciliar o espiritual com o material que nos assomam e, sobretudo, ciente ser essa análise apenas uma cogitação, pois só Deus é absoluto.

Quando Jesus transmitiu aos apóstolos, a pedido deles, como deveriam orar, Ele recitou o “Pai Nosso”, dizendo: “Assim deverão orar”. No desenrolar das citações da oração constata-se uma evidente correlação das mesmas com a mecânica do cosmo,ou universo, que vai seqüencialmente se evidenciando, ou seja:


Pai Nosso,: sente-se aqui o reconhecimento de que Dele temos a origem. Ele com Seu poder nos gerou bem como o universo e tudo que nele existe.

que estais nos céus,: observar que a palavra “céu” aqui está no plural. Porque? Porque o universo é formado por milhões de galáxias, com seus milhões astros, ou sóis, que possuem, por sua vez, milhões de planetas dos quais alguns devem ser habitados por outros tipos de vidas inteligentes ou não e que lá também Deus reina.

santificado seja o vosso nome,: conscientemente o reverenciamos e reconhecemos que Deus é uno e onisciente.

vinde a nós o Vosso reino,: submissos, nós nos dispomos a integrar Seu reinado que é o cosmo ou o universo.

seja feita Vossa vontade,: quer dizer que acatamos a vontade Dele que passou a ser expressa através do Espírito Santo, e que, na minha interpretação e consciência, é manifestada pela Intuição. Antes de ser crucificado, Jesus disse aos apóstolos “Lhes mandarei o Espírito Santo”, o que faz supor que o Espírito Santo estava nele e os homens ainda não tinham as graças desse dom, ou seja, Ele passou a ser a ligação desse dom com Deus. Os homens se emanciparam e teriam que existir de acordo com as suas consciências e responsáveis por seus atos.

assim na terra,: (observar que este céu está no singular). ”assim na terra” é o meio ambiente material, a terra, onde Deus criou condições para haver vida. Para isso existe a água e o oxigênio bem como uma miríade de outros elementos indispensáveis que faz possível a existência da vida, inclusive o fósforo que ativa a inteligência e que diz respeito a consciência.

“como no céu”,: é a existência espiritual, anímica. Aventuro-me a formular uma concepção arrojada em torno desse item. Para mim o sol, como os outros sóis que existem no universo, é uma espécie de estação coletora das emanações vinda de Deus que vem em forma de energia que é a irradiação luminosa visível e outras não visíveis como o infravermelho e ultravioleta. Essas emanações que vem em forma de pura energia, transportando a miríade de vibrações que representam a vontade e a ação criativa Divina, controlador e emissor energético, atua sobre tudo que existe na terra como também em outros planetas do sistema solar. (O metabolismo animal como a fotossíntese vegetal é um fenômeno tangível, evidente, já constatado pela ciência, e que tem atrás si a ação de Deus operando a criação do universo constantemente no reino animal como no vegetal e existem outras irradiações, inclusive as da intuição que nos vem de Deus e a qual desconhecemos) Para mim os sóis estão ligados em rede, entre si, como se ligam em rede os computadores usuais, e espíritos evoluídos recebem emanações de outras esferas do universo onde podem ter seres mais avançados que nós, ou menos. Existem muitos povos da antiguidade que adoravam o sol, mesmo antes da vinda de Cristo. Os sacerdotes astecas, no México, se postavam em local ermo e isolados e, diante do sol, ficavam horas meditando como se estivessem recebendo emanações espirituais. Os egípcios também adoravam o sol como muitas tribos incultas de índios. As pessoas quando querem superar uma dificuldade dizem: “Oh!, Senhor, iluminai a minha mente!” ou “Dai-me luz, Senhor!”

o pão nosso de cada dia nos dai hoje,: deus não só assiste ao homem como assiste todas as coisas existentes em todo o universo. O pão nosso que Ele nos manda vem através da Intuição, do Espírito Santo que foi a missão de Cristo para nos ligar ao Pai. Nos vem de todos os tipos de ações ou comportamentos puros, e pelo livre arbítrio compete a nós escolhermos e que vai, então, configurando nosso caráter ou comportamento e tornando parte integrante de nossa consciência.

perdoai-nos as nossas ofensas,: embora haja intenção de se praticar o certo, o bem, o justo, pois nascemos perfeitos, o homem pode errar por não ouvir a intuição que lhe mostra o caminho verdadeiro , e para nos purificar pedimos perdão pelas nossas faltas.

assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido,: perdoando os que nos tem ofendido estamos cortando o vínculo de ligação nociva desse passado que poderia perturbar nossas mentes. Eliminamos, assim, um fator que poderia turbar a evolução de nossos espíritos nos purificando desse passado.

e não nos deixeis cair em tentação,: como citei, a intuição nos intui de todos os tipos de comportamentos. Vez outras, por nossas fraquezas, escolhemos aqueles que nos proporcionam vantagens, embora a consciência nos aponta como um mal. A repetição dessas escolhas erradas nos faz familiarizar com o mal, com o injusto, com o errado etc. e passa a ser lugar comum em nossas escolhas e nos leva a degradação e, nesse caso, está presente a figura do Demônio a nos corromper. Na ordem inversa, sempre escolhendo o bem, o justo, o bem, paulatinamente vai nos purificando e não mais precisamos nos preocupar em fazer nossas escolhas pois fica rotineiro em nosso comportamento as opções certas passando a fazer parte de nossa consciência. Estes são os “revelados”, “iluminados” e estão em comunhão com Deus.

mas livrai-nos do mal.: Jesus nos concita a nos livrar do mal através da intercessão de Deus. Isto acontece porque o homem é fraco e entre o bem e o mal só com a graça de Deus podemos nos livrar do mal. A consciência é o elemento moderador da escolha a qual nós a consultamos antes de praticar um ato. Ele nos intui nessa escolha e fazemos, então, a Sua vontade praticando o bem.


Amém.: a palavra “Amém” tem para alguns espiritualistas um sentido transcendental além do significado “Assim seja”. Dão-lhe um sentido enigmático que reside nos sons produzidos ao pronunciar a palavra e que ajuda a concretizar nossas aspirações expressas na prece.

==================

EVOLUÇÃO ESPIRITUAL "Engrenagem Cósmica Unindo cabala, tarô, numerologia, matemática e química, astrólogo cria-se uma espécie de engrenagem cósmica, um método inusitado para demonstrar que a Era Messiânica - tão esperada - está para começar" isto é. 20 de maio de 2004.

(texto extraído do Site Planeta)

Sebastião Carvalho Leme – Marília SP. Brasil. E-mail: leme@fotoemfoco.art.br http://www.fotoemfoco.art.br/fotos.htm http://www.fotoemfoco.art.br/historia.htm