Saltar para o conteúdo

António Rodrigues (arquiteto): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 14h07min de 20 de novembro de 2004

É muito pouco o que se sabe sobre António Rodrigues, da Quinta da Devesinha, em Minhotães, Barcelos, colaborador de Nicolau Nasoni. O prof. António Cruz, no seu livro Nasoni, Arquitecto da Igreja de Bougado, escreve a seu respeito:

Quanto a António Rodrigues, esse, sim, mestre-pedreiro, natural de Minhotães, como dito foi, sabemo-lo a colaborara com Nasoni, pelo menos a partir de 3 de Agosto de 1743, pois foi nesse dia, entre muitos oficiais pedreiros que de várias partes concorreram, quem tomou de arrematação a obra da igreja do Bom Jesus de Bouças (Matosinhos), para construir o seu «frontispício, ilhargas, duas capelas, confessionários, púlpito e baptistério», de acordo com uma planta devida a Nasoni (...).

Para a execução das obras da igreja de Bougado, houve dois contratos: o primeiro deles, de 1748, foi lavrado no tabelião do Couto e Honra de Fralães; o segundo, definitivo, de 1754, foi feito no Porto. Neste documento, assinado também por Nasoni, António Rodrigues aparece guindado a arquitecto e mestre-arquitecto:

(...) entre vários lanços que houveram o mais diminuto foi o que deu e lançou o dito Arquitecto António Rodrigues da Devezinha, que com efeito lançou a quantia de cinco contos e vinte mil réis, e por esta quantia lhe houveram por arrematada a dita obra, e por assim ser verdade disse ele Mestre-Arquitecto António Rodrigues (...)