Saltar para o conteúdo

Usabilidade: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 19h15min de 25 de novembro de 2004

Usabilidade está diretamente ligada ao diálogo na interface e é a capacidade do software em permitir que o usuário alcance suas metas de interação com o sistema. Ser de fácil aprendizagem, permitir utilização eficiente e apresentar poucos erros são os aspectos fundamentais para a percepção da boa usabilidade por parte do usuário.

As medidas de usabilidade mais freqüentemente consideradas são: efetividade, eficiência e satisfação.

A efetividade permite que o usuário alcance os objetivos iniciais de interação e é mavaliada em termos de finalização de uma tarefa e também em termos de qualidade do resultado obtido.

Eficiência, se refere à quantidade de esforço e de recursos necessários para se chegar a um determinado objetivo. Os desvios que o usuário faz durante a interação e a quantidade de erros cometidos podem servir para avaliar o nível de eficiência do site.

A terceira medida de usabilidade, satisfação, é a mais difícil de medir e quantificar, pois está relacionada com fatores subjetivos. De maneira geral, satisfação se refere ao nível de conforto que o usuário sente ao utilizar a interface e qual a aceitação como maneira de alcançar seus objetivos.

Esses conceitos e medidas devem ser entendidos como maneiras para melhorar a experiência do usuário durante seu contato como o site.