Saltar para o conteúdo

ISO 9000: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 17h54min de 26 de novembro de 2004

A série ISO 9000 é um conjunto de normas destinada a certificar a qualidade do processo de uma empresa. Foi elaborada através de um consenso internacional sobre as práticas que uma empresa pode tomar a fim de atender plenamente os requisitos de qualidade do cliente. A ISO 9000 não fixa metas a serem atingidas pelas empresas a serem certificadas, a própria empresa é quem estabelece as metas a serem atingidas. A norma ISO 9001:2000, na qual a maior parte das empresas com certificado da série ISO 9000 se certificou no Brasil, é dividida em oito capítulos, a saber:

Capítulo 1 - Menciona o objetivo da norma.

Capítulo 2 - Traz as disposições sobre as referências normativas para auditoria.

Capítulo 3 - Explica os termos e definições utilizados na redação da norma.

Capítulo 4 - Contém as disposições sobre o sistema de qualificação propriamente dito: o escopo do sistema, a política da qualidade, como é realizado o controle de documentos, os registros que comprovam a eficácia do sistema, etc.

Capítulo 5 - Contém as disposições sobre a relações de responsabilidade e autoridade dentro da empresa.

Capítulo 6 - Contém as disposições sobre a adequação dos recursos materiais e humanos utilizados pela empresa, forma de aquisição, contrataçao, etc.

Capítulo 7 - Contém as disposições sobre os processos de negócios que regem o funcionamento da empresa.

Capítulo 8 - Contém as disposições sobre a análise crítica periódica do sistema, seja com auditorias, seja com auto-avaliações, e as ações corretivas e preventivas a serem tomadas pela empresa a fim de assegurar o pleno cumprimento de todos os requisitos da norma e do cliente.