Saltar para o conteúdo

Águeda: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Jcura (discussão | contribs)
(Sem diferenças)

Revisão das 10h30min de 18 de agosto de 2003

A cidade de Águeda é atravessada pelo rio do mesmo nome, espraiando o seu casario por uma leve encosta num amplo vale a 31 metros de altitude. É um importante centro comercial e industrial de uma área agrícola extremamente fértil na produção de milho, fruta, vinho e madeira. Tem muito desenvolvida a metalomecânica, o fabrico de motores para velocípedes e de materiais de construção, e o fabrico de bicicletas. A actividade económica merece-lhe o epíteto de «terra das ferragens» por ser este, a par do fabrico de motociclos o sector industrial privilegiado. Águeda pertence ao distrito de Aveiro e um número considerável das suas freguesias estão inseridas na região da Bairrada, famosa pelos seus vinhos e o seu leitão assado. Águeda dista de Lisboa 240 km, do Porto 72 km e de Aveiro cerca de 20 km.

História Existem no concelho abundantes vestígios comprovativos da presença romana, nomeadamente na estação arqueológica do Cabeço do Vouga. Relativamente à cidade, há fortes probabilidades de que a via romana que ligava Aeminium (Coimbra) a Cale (Gaia) passasse por Águeda. No que concerne ao próprio nome de Águeda, existem várias suposições tendentes a desvendar a origem no nome do rio aqui situado, o qual já no século IX se chamava Ágata.

Património As suas igrejas, capelas e cruzeiros deixam à vista de quem passa uma agradável subtileza. Destacamos o Panteão dos Lemos em Trofa do Vouga. Além do vasto património do concelho outros locais são extremamente aprazíveis para visitar: a Pateira de Fermentelos (maior lago natural da Península Ibérica), a Estação Arqueológica de Cabeço do Vouga, etc. etc..

Tradições Destaca-se o artesanato, que desde da olaria, até à cestaria, passando tecelagem ou a tanoaria, a latoaria, os rendados e os bordados. As suas aldeias típicas Urgueira, Macieira de Alcoba ou Lourizela, deixam passar uma rusticidade impar. A etnografia do concelho está muito bem representada pelos vários grupos folclóricos do concelho com provas dadas internacionalmente.

Gastronomia O Leitão assado à Bairrada é concerteza o mais famoso pitéu das redondezas, mas não fica muito à frente dos deliciosos doces: pastéis de Águeda, barriga de freira, fuzis e sequilhos. Não esqueça também as padas da Veiga. Mas há mais que comer. Outros pratos, como a chanfana, rojões,a carne de carneiro ou cabra à lampantana ou caldeirada de peixe são indispensáveis nesta zona, bem acompanhados, é claro, pelos vinhos e espumantes das caves da Bairrada. Vinhos só da Bairrada claro.

Feriado municipal O feriado municipal é celebrado na segunda-feira a seguir ao Domingo do Espírito Santo (Festa de São Geraldo em Bolfiar).

Dados Estatísticos Número de Freguesias: 20 População em 2001: 49016 Hab. Área: 334.7 Km2 Densidade Populacional: 146.5 Hab./Km2 População Urbana: 41155 Hab. Índice Envelhecimento: 59.3 % Rede Viária: 926 Km

Mais informações no site Agueda.info: http://www.agueda.info