Saltar para o conteúdo

Indução magnética: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Indução magnética ou densidade do fluxo magnético (B)
(Sem diferenças)

Revisão das 05h35min de 10 de dezembro de 2004

Indução magnética ou densidade do fluxo magnético (B)

é o número de linhas de fluxo por unidade de área que permeiam o campo magnético. É uma quantidade vetorial, sendo a sua direção em qualquer ponto do campo magnético a direção do campo naquele ponto.

B = F/A

A densidade magnética, no SIU, é expressa em webers por metro quadrado (wb/m2). Essa unidade de intensidade do vetor indução magnética recebeu o nome de "tesla" (T), de modo que: 1 T = 1 wb/m2. Uma unidade antiga de indução magnética, ainda muito usada, é o "gauss"; 1 gauss = 10-4 tesla.

As linhas de fluxo traçadas para indicar como os pequeninos ímãs se comportam quando colocados num campo magnético oferecem um meio de mapear/cartografar o campo. Uma tangente a uma linha de fluxo em qualquer ponto mostra a direção que um imã muito pequeno tomará, se colocado ali. Uma ponta de seta pode ser acrescentada à linha tangencial, para indicar o sentido que o pólo N do pequenino ímã apontará, fornecendo-nos, assim, a direção e o sentido do campo magnético (e do vetor B) naquele ponto.

Usando-se uma escala adequada de linhas de fluxo por unidade de área perpendicular ao campo, podem ser representadas a indução (B) e a intensidade do campo (H) em qualquer ponto. A seleção de certo número de linhas para representar uma unidade de fluxo magnético é arbitrária. Normalmente, uma linha de fluxo por metro quadrado representa uma indução magnética de 1 wb/m2 (1T). Neste sentido, uma linha de fluxo é um weber.