Saltar para o conteúdo

Skadi: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Deusa skadi
(Sem diferenças)

Revisão das 15h01min de 15 de fevereiro de 2005

Skadi é uma giganta, e uma personificação do inverno na antiga mitologia dos povos germânicos. Ela é a esposa do deus Njord.

Quando o seu pai Thiazi foi morto pelos deuses, Skadi quis se vingar. Os deuses então acharam mais prudente fazer uma reconciliação com ela e ofereceram-lhe a possibilidade de casar-se com um deles. À ela foi dada a chance de escolher livremente qualquer um deles, mas na hora de fazer a escolha ela só pôde ver os pés de cada um. Ela notou então um lindo par de pés entre eles e, convencida de que se tratava do belo deus Balder - o mais belo dos deuses, ela o escolheu. Porém... aquele belo par de pés pertencia ao deus mais velho, Njord.

Skadi ficou desapontada ao ver que o belo par de pés não era do belíssimo deus Balder (Baldr), mas do deus Njord (Njorð). Alguns textos dizem que Njorð era o mais velho dos deuses, mas na verdade sabemos que Odhin (Óðin, Wodh, Wotan, o deus de vários nomes) é o mais velho. Mas Njorð é o deus que parece fisicamente mais velho. De tantos anos passados no mar, a pele dele estava enrugada e ele cheirava a sal. Não é a toa que ela ficou desapontada. Os deuses tiveram que fazer ainda mais uma coisa para agradar a giganta Skadi e conseguir a tão desejada reconciliação: eles teriam que fazê-la rir, o que não seria uma tarefa fácil. Odhin chamou então o deus Loki para fazer a mulher rir (quem melhor do que ele!). Loki começou a contar um conto sobre levar um bode ao mercado. E para isso ele amarrou uma corda em torno de seus próprios testículos, e a outra ponta da corda ele amarrou nas bardas do bode, o qual começou a puxar para se soltar, fazendo um verdadeiro cabo de guerra! Skadi chorou de tanto rir!

Odhin quis agradar ainda mais a giganta, e então trouxe-lhe algo, que ela reconheceu como sendo os olhos do pai dela (que tinha sido morto pelos deuses). Odhin os atirou na direção do céu e eles tornaram-se estrelas. Os "Olhos de Þjazi" (augu Þjaza) é uma das poucas constelações antigas normanas que ainda conhecemos hoje. Infelizmente não se sabe quais estrelas faziam parte dessa constelação.

Quando ao casamento de Skadi e Njorð, não deu muito certo: eles decidiram viver parte do ano na residência gelada de Skadi nas montanhas do reino Þrymheim, e parte do ano na residência de Njorð no mar em Nóatún. Mas Njorð não gostou do frio e do uivo dos lobos em Þrymheim, e Skadi não pôde tolerar o movimento do mar e o barulho do porto em Nóatún. Então eles decidiram se separar. Mais tarde Skadi casou-se com o deus Ull.

SKADI - É a Deusa do Inverno e da caça. Ela casou-se com Njord, Deus dos Mares, porque acabou se confundindo no concurso de pés mais bonitos. Ela queria se casar com Balder, por isso seu casamento não era tão feliz. Ela também é a Deusa da Justiça, Vingança, e da Cólera Justa