Saltar para o conteúdo

Sinagogas: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Sinagogas
(Sem diferenças)

Revisão das 14h32min de 16 de dezembro de 2004

A sinagoga é o local de culto da comunidade judaica. Desprovida de imagens religiosas ou de peças de altar, o seu objeto central é a Arca ou armário da Torá. O serviço religioso da sinagoga é feito no sábado de manhã, o dia santo para os judeus, e muitas das suas cerimônias envolvem a leitura da Torá, cujos rolos são retirados da Arca e transportados até o púlpito.


Por volta de 750 a.C., o reino foi dividido em dois: Israel a norte e Judá a sul. Em 722 a.C, o reino do norte foi devastado pelos Assírios e séculos depois, o reino do sul foi conquistado pelos Babilónios (em 587 a.C.). Em 539 a.C., aqueles que regressaram à sua terra natal passaram a ser, desde então, conhecidos como judeus (de Judá e Judeia).

Foi depois do regresso do exílio na Babilônia que a religião que hoje conhecemos como Judaísmo começou a se desenvolver. O culto passou a centrar-se na sinagoga, um hábito adquirido na Babilônia devido à inexistência de um templo. A sinagoga passou a funcionar como um ponto de encontro dos judeus para as orações e para a leitura das Escrituras.