Saltar para o conteúdo

Patrick Vieira: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 04h19min de 2 de janeiro de 2005

Médio com talento e energia para provocar medo aos mais competitivos opositores, a transferência de Patrick Viera por meros 5,7 milhões de euros, da segunda equipa do AC Milan para o Arsenal FC, em 1996, permitiu-lhe evoluir até à condição de um dos futebolistas mais respeitados no Mundo.

Selecção Depois de ter-se estreado em Fevereiro de 1997, frente à Holanda, Vieira entrou como substituto no jogo em que os "Bleus" derrotaram o Brasil e vencerem, em casa, o Mundial de 1998. Tinha já lugar garantido na equipa quando, dois anos mais tarde, a França acrescentou a conquista do Campeonato da Europa ao título mundial. No entanto, foi titular no Mundial de 2002, revelando-se impotente para evitar a eliminação da sua equipa na fase de grupos. Participou igualmente no UEFA EURO 2004™, mas esteve ausente do jogo dos quartos-de-final, frente à Grécia, que terminou com a derrota da França.

Clube Nascido no Senegal, Vieira iniciou a sua carreira em 1993 com a camisola do AS Cannes, na sua pátria adoptiva, permanecendo no clube do sul de França até 1995, altura em que surgiu o interesse do Milan.

1995: Apesar de ter feito parte do plantel que conquistou o título italiano em 1996, Vieira participou apenas em quatro jogos do Milan.

1996: Antes da transferência de 5 milhões de euros para Londres, era um verdadeiro desconhecido em Inglaterra, tal como Arsène Wenger, que se mudou para o Arsenal um mês depois do seu compatriota, embora tendo solicitado, durante as negociações de contrato, a aquisição do centrocampista. A contratação de Vieira acabará, possivelmente, por ser a melhor de Wenger; o jogador tem uma energia incrível e combina talento, técnica e determinação que lhe garantem uma enorme influência em todo o relvado. Nomeado Jogador do Ano da Premiership em 2000/01, Vieira é um dos mais extraordinários jogadores da Premier League, tendo ganho a Taça de Inglaterra em 1998/99 e 2001/02. Substituiu Tony Adams como capitão do Arsenal, na sequência da retirada do defesa-central. Falhou o final da época, incluindo mais uma conquista da Taça de Inglaterra, devido a lesão.

2003/04: Um capitão para todas as ocasiões, Vieira liderou o Arsenal na histórica conquista do campeonato sem qualquer derrota sofrida. No entanto, não conseguiu impedir que os "Gunners" voltassem a fracassar na UEFA Champions League.

Sabia que? Nascido em Dakar, Vieira deixou o Senegal aos 7 anos.