Saltar para o conteúdo

Jens Fink-Jensen: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 18h49min de 20 de janeiro de 2005

Jens Fink-Jensen, escritor, dinamarquês, poeta lírico, fotógrafo e compositor nasceu a 19 de Dezembro de 1956 em Copenhaga.

Começou a escrever ficção no jornal ”Information” com a publicação do conto Juni 1995 (Junho 1995) a 4 de Junho de 1975, e lírica em Maio de 1976 com 4 poemas publicados nº. 1/1976 da revista ”Hvedekorn”. O primeiro livro de poemas Verden i et øje (Um olhar sobre o Mundo) viria a ser lançado a 19 de Outubro de 1981 sob a forma de colectânea, o primeiro livro em prosa, Bæsterne (As Bestas), uma colectânea de contos, a 5 de Junho de 1986 e por último em 1994, sairia o primeiro livro para crianças, Jonas og konkylien (Jonas e a Concha do Búzio).

Jens Fink-Jensen frequentou a escola secundária ”Herlufsholm Kostskole”, tendo nos últimos anos optado por seguir a área de Línguas Modernas. Terminou o ensino secundário em 1976. Posteriormente, cumpriu o serviço militar na ”Den Kongelige Livgarde”, a Guarda Real da Rainha. Em 1986 terminou o Mestrado em Arquitectura pela Academia de Arquitectura e Belas Artes, e em 1997 frequentaria um curso Designer de Multimédia pela mesma Academia.

Foi membro do Círculo Original Dos Poetas dos anos 80, fundado por Poul Borum , editor geral da revista ”Hvedekorn”. Neste âmbito em 1980 Jens Fink-Jensen viria, em conjunto com o seu colega Michael Strunge, a redigir o Manifesto da Geracão de 80 ”NÅ!!80” (”Estou-me nas tintas para os 80”), e cuja representação viria a ter lugar na Casa cultural ”Huset” em Copenhaga.

Actualmente Jens Fink-Jensen tem estado a apresentar um espectáculo multimédia-lírico, no qual ele próprio recita poemas acompanhados por uma mostragem de diapositivos e de composições para sintetizador, ambos da sua autoria. Estas actuações têm lugar em várias Escolas Superiores e Festivais, e têm contado com a participação do músico Lars Christensen e do saxofonista Jens Severin.

Jens Fink-Jensen também se dedica à fotografia tendo já feito várias exposições, das quais se destaca Sydens Skibe (Os Navios do Sul), Beijing Ansigt (O Rosto de Beijing) e uma outra a que deu o nome de OrdBilleder (Fotopalavras), uma vez que consta de um misto de poemas e de fotografias. Participou ainda numa mostra de música e diapositivos subordinada ao título Øje på verden - om bøgernes råstof (Um Olhar sobre o Mundo - e cujo tema é a matéria prima dos livros).

Em 1999 foi publicada em árabe a colectânea de poemas Nær afstanden (Perto da Distância), numa tradução de Jamal Jumas (Editora Alwah, Madrid). Alguns poemas desta mesma colectânea foram também publicados no jornal ”Al-Quds Al-Arabi” (Londres, 1996) bem como na revista ”Nizwa” (Sultanato de Oman, 1999).

Obras publicadas:

”Um Olhar sobre o Mundo ”,livro de poemas, 1981 ”Viagens pela Dor do Luto”, 1982 ”Dança sob o Cadafalso”, livro de poemas, 1983 ”As Bestas”, contos, 1986 ”Perto da Distância”, 1988, (traduzidos em árabe em 1999) ”Jonas e a Concha do Búzio”, livro infantil, 1994 (ilustrações de Mads Stage) ”O Mar em Mudança”, poemas, 1995 ”Jonas e a Tenda do Céu”, livro infantil, 1998 (ilustrações de Mads Stage) ”Tudo é uma porta de entrada”, poemas, 2002

Weblink