Saltar para o conteúdo

Tinturaria: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Introdução Básica em Tinturaria
(Sem diferenças)

Revisão das 12h11min de 22 de janeiro de 2005

TINTURARIA


  Todo substrato têxtil (tecido) sofre vários processos físicos e químicos durante o beneficiamento. A real necessidade desses processos tem como objetivo melhorar o aspecto, capacidade tintorea bem como condições para um posterior acabamento nobre a este tecido.
  É no setor de tinturaria que o substrato têxtil sofre todo o processo de preparação e tingimento, chamado de beneficiamento.
  Os artigos têxteis devem ser cuidadosamente preparados antes de iniciar o tingimento, estes passam por um processo inicial chamado de PREPARAÇÃO ou PRÉ-TRATAMENTO, que tem como objetivo eliminar todas as impurezas do substrato (tecido), tais impurezas são: as ceras, as pectinas naturais, os óleos lubrificantes, as parafinas, as gomas e etc, impurezas estas que são tanto naturais como artificiais no caso são adicionadas aos fios de tecido quando este sofre o processo de tecimento na tecelagem.
  Os tecidos chegam na tinturaria em cru, para isto os mesmos são submetidos tanto a processos químicos como processos físicos dependo do tipo de fibra e tipo de produto final que se quer ter.
  DESENGOMAGEM:
  Primeira etapa no pré-tratamento, tem como objetivo eliminar as gomas aplicadas aos fios de urdume antes dos processos de tecimento (tecelagem). Tais gomas podem ser à base de amido, PVA, acrílatos ou éteres de celulose. Pode-se eliminar as gomas nos seguintes métodos:

- Desengomagem enzimática: Processo biológico de eliminação de goma de amido (milho, mandioca, etc) por enzimas, este processos somente é utilizado nos casos de gomas insolúveis, normamente utiliza-se enzimas alfa amilase.O enzima provoca a quebra da cadeia do amido tornando-o solúvel. Após a enzimagem o tecido deverá ser pré-tratado com uma receita oxidadtiva a fim de obter o alvejamento do tecido (branqueamento químico). - Desengomagem Oxidativa:Processo químico de eliminação tanto de gomas como de todas as impurezas presentes no tecido. A desengomagem oxidativa tende a fazer três processos: o de desengomar, purgar e o de alvejar o tecido simultâneamente. O tecido é impregnado numa receita de alvejamento oxidativa, afim de “limpar” a fibra. Esta receita basicamente consiste em Peróxido de Hidrogenio 200 V, Detergente, Hidróxido de Sódio 50%, Agente Quelante.

  PURGA: 
  Processo também conhecido como cozinhamento, visa eliminar as gorduras, ceras, resinas e demais impurezas naturais do algodão ou fibras naturais, no caso de fibras sintéticas, a purga tem como objetivo eliminar as parafinas e óleos de encimagem, adicionados a esta durante o processo de fiação e tecelagem.

O principal objetivo da purga é oferecer ao substrato hidrofilidade suficiente para que este possa ser processado no beneficiamento. Geralmente, este processo constitui-se a quente e alcalino.


ALVEJAMENTO:
  Visa eliminar a coloração amarelada ou marrom que as fibras celulósicas apresentam em seu estado natural e remoção de outras impurezas ainda existentes. Prepara o aspecto do material para processos subsequesntes de branqueamento óptico, tingimento ou estampagem. São realizados por meio químico.
BRANQUEAMENTO ÓPTICO
  O substrato têxtil mesmo após o alvejamento, tem como tendência refletir uma coloração amarelado. Existe o processo de branqueamento por meio óptico, ou seja, adicionamos um produto que reflita raios azulados, avioletados que comprometem o tom amarelado dando a impressão de um branco mais branco. Esta percepção de cor é feita através dos raios de luz transmitidos pelos ópticos por meios de luz ultravioleta, pode-se ver bem o óptico utilizando a luz negra muito freqüente em casas noturnas.
  Este tingimento é realizado a quente, por meio chamado esgotamento, em que o corante branco é esgotado no banho de tingimento pelo tecido.
TINGIMENTO
  Tingimento é a técnica de proporcionar cor aos substratos mediante a corantes e pigmentos por uma seleção de acordo com exigência ou finalidade em questão.
  Tingimento é uma modificação físico-química do substrato de forma que a luz refletida provoque uma percepção de cor. Os produtos que provocam estas modificações são denominados MATÉRIAS CORANTES. Matérias corantes são compostos orgânicos capazes de colorir substrato têxtil ou não têxtil, de forma que a cor seja relativamente sólida à luz e a tratamentos úmidos, na industria têxtil são classificados:
CORANTES - utilizados em tinturaria, são solúveis ou dispersáveis no meio. No tingimento são adsorvidos e se difundem para o interior da fibra. Há interações físico-químicas entre corante e fibra.
PIGMENTOS - utilizados em estamparia, são insolúveis em meio, são aplicados e fixados por meio de resinas sintéticas (pastas de estampar).
 Biografia: Técnica Química Especialista em Química Têxtil Luciana Roberta Dias Barbosa Alves.