Saltar para o conteúdo

Perestroika: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 00h49min de 14 de janeiro de 2004

Perestroika foi uma das políticas introduzidas na União Soviética por Mikhail Gorbachev em 1985. Perestroika significava 'reestruturação económica'. Gorbachev percebeu que a economia da União Soviética estava a falhar e sentiu que o sistema comunista apesar de não ter de ser substituído, certamente necessitava de uma reforma, e isto seria levado a cabo pelo processo da perestroika. Uma chave principal da perestroika era reduzir a quantidade de dinheiro gasta na defesa nacional, e para fazer isso Gorbachev sentiu que a União Soviética deveria:

  * Desocupar o Afeganistão.
  * Negociar com os Estados Unidos da América a redução de armamento.
  * Não interferir noutros países comunistas (A Doutrina Sinatra).

Em contraste com as reformas económicas da China, perestroika é largamente avaliada como tendo falhado no seu objectivo principal da reestruturação da economia Soviética. As razões para o seu fracasso foram examinadas por muitos economistas e historiadores, incluindo Merle Goldberg. Uma das razões citadas para esse fracasso, foi o insucesso na promoção da criação de entidades económicas privadas e semi-privadas e a indisposição de Gorbachev em relação a uma reforma na agricultura Soviética. Contrariamente às reformas de Deng Xiaoping na China, perestroika não só falhou em trazer benefícios económicos imediatos para a maioria das pessoas, mas o desmantelar da economia planeada criou o caos económico, o que constituiu um factor em larga escala no colapso da União Soviética.

Mais Leituras

   * Perestroika: New Thinking for Our Country and the World, Mikhail Gorbachev, Perennial Library, Harper & Row, 1988, trade paperback, 297 pages, ISBN 0-06-091528-5