Gramado: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 23h41min de 15 de maio de 2004

Pontos Turísticos:

http://www.gramadosite.com.br/ondeir/pontosturisticos/img_tur_1bk.jpg

Pórtico de entrada para quem vem por Nova Petrópolis, foi construído em estilo bávaro e inaugurado em 6 de janeiro de 1973

http://www.gramadosite.com.br/ondeir/pontosturisticos/img_tur_2bk.jpg

O Lago Joaquina Rita Bier Possui 17.000 metros quadrados, é cercado por araucárias de até mais de 70 anos. O lago é embelezado com uma pequena ilha em seu interior.

http://www.gramadosite.com.br/ondeir/pontosturisticos/img_tur_4bk.jpg

Cercado por pinheiros que foram trazidos da Floresta Negra da Alemanha, daí o nome Lago Negro. Inicialmente chamava-se Vale do Bom Retiro. Após um incêndio que arrasou a mata existente na região, Leopoldo Rosenfeldt represou vertentes, dando origem ao lago, decorando suas margens com mudas de árvores trazidas da Floresta Negra da Alemanha, intercaladas com azaléias e xaxins.

http://www.gramadosite.com.br/ondeir/pontosturisticos/img_tur_8bk.jpg

Vale do Quilombo


Dados Gerais: Área 242,9 Km² Colonização Italiana, alemã, portuguesa e sirio-libanesa. Data de fundação 15 de dezembro de 1954. Altitude 885m do nível do mar

Localização Geográfica no Estado: Encosta Inferior do Nordeste. Latitude: 29°24'.17" S Longitude: 50°52'35" O

Limites do Município: ao Norte Caxias do Sul ao Sul Três Coroas a Leste Canela a Oeste Nova Petrópolis e Santa Maria do Herval.

Clima: Gramado apresenta temperaturas abaixo de zero nos meses de Junho, Julho e Agosto, é quando ocorrem nevascas. No verão a temperatura se mantém amena, em torno de 20°C com alguns dias quentes, mas com noites sempre agradáveis moderadas pelo ar das montanhas e dos bosques.


História

O caminho de Tropeiros que subiam para os campos de cima da serra foi o início formativo de Gramado ainda no século passado. Posteriormente recebeu colonização de italianos e alemães. Gramado é uma cidade que reflete bem o clima, sempre presente no interior GRAMADO. Um Campestre de grama macia que servia de repouso e revigorava as forças de todos os que alcançassem este patamar serrano.


Lei de Criação

Lei nº2.522, de dezembro de 1954 Cria o Municipio de Gramado.


Ernesto Dornelles, Governador do Estado do Rio Grande do Sul. Faço saber, em cumprimento ao disposto nos artigos 87, inciso ll, e 88, inciso l, da constituição do Estado, que a Assembléia Legislativa decretou e eu saciono e promulgo a LEI seguinte:

Art.1º - É criado o Município de Gramado, com sede na localidade do mesmo nome, constituído do atual distrito de Gramado e parte do distrito de Nova Petrópolis, e cuja instalação far-se-á no dia vinte e oito(28) de fevereiro de mil novecentos e cinqüenta e cinco(1955).

Art.2º - O território do Município tem as seguintes divisas:

ao norte - da confluência do Arroio Forqueta com o Rio Santa Cruz, pelas águas deste acima, até o Arroio Caracol;

a leste - da foz do Arroio Caracol, pelas águas deste, até a confluência do Arroio Canela, pelas águas deste acima até suas nascentes, daí em linha seca até atingir a nascente do Arroio Trombão, pelo qual desce, até a confluência do Augebal(ex-Quilombo), daí por uma linha seca até atingir a nascente do Arroio Amoreiras, pelo qual desce até sua confluência no Rio Paranha;

ao sul - da confluência do Arroio Amoreiras com o Rio Paranhana por uma linha por uma linha seca do Arroio Cabloco até sua nascente, daí em linha seca até as nascentes do Rurutã, por cujas águas segue, até encontrar a linha Padre Eterno;

a oeste - pela linha Padre Eterno desde sua intersecção no Rurutã, em linha seca até atingir as nascentes do Arroio Levi; descendo pelas águas deste até a confluênciaco o Arroio Tapera abaixo até encontrar o tavessão que intesta no lote número 2, são Domingos;por, este rumo nordeste, até encontar a divisa dos lotes coloniais número 55 e 56 da linha Araripe; daí, pela divisa dos aludidos lotes, até encontrar as águas do Arroio Ipiranga, pelas quais segue até a confluência com o Arroio Guassu(ex-Forqueta); pelas águas deste, até sua foz no Rio Santa Cruz no ponto inicial.

Art. 3º - Câmera Municipal para o primeiro período legislativo será de sete (7) membros e findará seu mandato a trinta e um (31) de dezembro de mil novecentos e cinqüenta e cinco(1955).

Art.4º - o mandato do primeiro prefeito e vice-prefeito terminará a trinta e um (31) de dezembro de mil novecentos e cinqüenta e nove (1959).

Art5º - Revogadas as disposições em contrário , esta lei entrará em vigor na data de sua publicação. Palácio do Governo, em Porto Alegre, 16 de dezembro de 1954.


ERNESTO DORNELLES Governador do Estado THEOBALDO NEUMANN Secretário do Interior e da Justiça LEONEL BRIZOLA Secretário da Fazenda, subsritito LEONEL BRIZOLA Secretário das Obras Públicas BENTO PIRES DIAS Secretário da Agricultura, Indústria e Comércio JOSÉ MARIANO BECK Secretário da Educação e Cultura.


O aniversário de Gramado é comemorado no dia 15 de Dezembro.

Hino de Gramado

No alto da serra gaúcha, Num verde, planalto ondulado, vislumbra-se em meio aos outeiros O velho e benquisto Gramado.

Cantemos num brado festivo, Com alma de ardor juvenil O amor que nos liga a Gramado, Parcela do vasto Brasil!

Descendo as alturas do centro, Por vales, peraus e escarpadas, Dos homens do campo as lavouras Desdobram-se ao longo espalhadas

Indústrias, comércio e colônias, Num único esforço aplicado Retratam o ardor progressista, Que anima o porvir de Gramado,

Riqueza da mãe natureza, Que Deus semeou nesta terra Ofertam aos muitos turistas, Saúdes nos ares da serra.