Saltar para o conteúdo

Caspa: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 04h45min de 26 de janeiro de 2005

O que é conhecido como caspa, aquele pó branco que cai sobre os ombros, é a manifestação visível de problemas no couro cabeludo. A caspa pode ser seca ou oleosa, sendo que a oleosa é conhecida como seborréia. A dermatite seborréica não é contagiosa e geralmente é considerada a forma mais grave de caspa, sendo uma afecção nas partes do corpo onde há maior produção de óleo por glândulas sebáceas
Há várias causas para a caspa. Um dos motivos para o aparecimento de caspa pode ser o mau funcionamento das glândulas sebáceas. A caspa também pode aparecer como conseqüência de outras doenças como o Mal de Parkinson. A proliferação do fungo pityrosporum ovale, que vive no couro cabeludo, é outra causa possível para a caspa. O estresse e alimentação desequilibrada também são fatores que aumentam a probabilidade de desenvolvimento de caspa.
Já que há várias causas é difícil prevenir desenvolvimento da caspa, porém ter uma dieta equilibrada (com gorduras saudáveis presentes nas frutas e vegetais), evitar o estresse excessivo e praticar exercícios físicos poderia diminuir as probabilidades de seu aparecimento. Outra dica é enxaguar muito bem o cabelo após as lavagens. 
Basicamente os tratamentos anti-caspa utilizam xampus anti-seborréia. Em casos de inflamação mais grave, é necessário um tratamento mais potente sob a orientação médica.