Saltar para o conteúdo

CD-R: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 20h22min de 16 de janeiro de 2004

Um CD-R (do inglês Compact Disk - Recordable) é um disco fino (1,2mm) de policarbonato usado principalmente para gravar músicas ou dados. Mas em vez do alumínio usado nos CDs comuns (chamados de “prensados”) para guardar os dados, o CD-Rs usam uma cera especial para isso.

Uma categoria especial de leitores de CD-ROM podem gravar dados em CD-Rs; eles geralmente são chamados de CD-R drives, ou simplesmente gravadores de CD. Durante o processo de gravação, o laser do gravador de CD cria na superfície lisa de cera do CD-R micro-depressões análogas às dos CDs prensados, que serão lidas como bits de informação pelos aparelhos leitores de CD. Ao contrário dos CDs regraváveis (CD-RW), os CD-Rs podem ser gravados apenas uma única vez.

Na grande maioria das vezes, todas as formas de dados digitais que podem ser gravados num CD prensado e a grande maioria os aparelhos leitores de CD feitos durante os anos 90 suportam os CD-Rs sem maiores problemas.

Em países como o Brasil, CD-Rs são nas metrópoles a mídia de gravação mais comum de ser encontrada, já tendo substituído o espaço que já foi um dia das fitas cassete e dos disquetes de 1.44MB.