Saltar para o conteúdo

Mama: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 04h47min de 19 de janeiro de 2004

Ficheiro:Seios.jpg

Os seios são a parte do corpo feminino que é responsável basicamente para a produção de leite para os bebês em seus primeiros meses de vida. Eles são constituídos por três tipos de tecido: o tecido adiposo, tecidos conectivos e glândulas mamárias, que produzem o leite que é conduzido através de dutos aos mamilos. Os homens também possuem glândulas mamárias e mamilos, mas não há produção de leite devido à falta do hormônio feminino estrogênio.

Tanto nos homens como nas mulheres há uma grande concentração de nervos e vasos sanguíneos nos mamilos.

É comumente aceito por biólogos que o real objetivo evolucionário das mulheres terem seios é atrair os machos da espécie, sendo os seios uma das principais características sexuais secundárias. Alguns biólogos acreditam que o formato dos seios femininos evoluíram como uma espécie de complemento estético na parte da frente às formas das nádegas; outros acreditam que os os seios evoluíram de uma forma a prevenir que os bebês não se sufoquem enquanto mamam (uma vez que bebês não possuem uma mandíbula protuberante como outros primatas, o nariz poderia ser bloqueado por um peito feminino liso na hora da amamentação). De acordo com esta teoria, quando a mandíbula dos hominídeos ficou menor, os seios aumentaram de tamanho para compensar esta diminuição.

Ao contrário do que muitos acreditam, o tamanho dos seios de uma mulher não é indicativo de uma capacidade maior de produção de leite, porque na verdade as glândulas mamárias participam muito pouco no tamanho real dos seios — a maior parte do volume dos seios é de fato tecido conectivo e tecido adiposo (gordura).

Os seios são vistos por muitos como um indicativo fundamental de feminilidade, e por causa disso várias mulheres que passam por processos de mastectomia relacionados a câncer têm recorrido a cirurgias para a reconstrução dos seios.